Fale Conosco

14 de setembro de 2012

Cendac realiza oficinas de artesanato para adolescentes e adultos



O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), em parceria com a Ação Social Arquidiocesana da Paraíba, vai realizar oficinas de artesanato.  A primeira turma terá início nesta sexta-feira (14) em parceria com a Casa de Convivência Positiva. A Casa visa favorecer a vivência das pessoas portadoras do vírus HIV. Serão 15 alunos beneficiados que durante três meses vão aprender técnicas de artes plásticas procurando promover o resgate da cidadania e fortalecer a auto-estima.

O coordenador da Ação Social Arquidiocesana, padre Egídio Carvalho, afirmou que essa oficina é uma grande esperança para essas pessoas retornarem ao mercado de trabalho. “Por causa da sua condição de saúde, as portas se fecharam e com essa oficina uma janela se abre. A exclusão social é a pior das doenças”.

A outra oficina terá início na próxima terça-feira (18) para alunas adolescentes com idades entre 12 e 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade social acolhidas pela Fundação São Padre Pio de Pietrelcina e a Ação Social Arquidiocesana. Na fundação, elas recebem atendimento psicológico, social e desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o Cendac realiza essa parceria ministrando, durante três meses, a oficina de caixas natalinas com material reciclado.

Ao término das aulas serão realizadas duas exposições para venda dos produtos. As oficinas serão ministradas pelo instrutor do Cendac, Tony de Lima. “Acredito que essa ocupação visando um futuro profissional, levará satisfação pessoal, elevará a confiança e ajudará até psicologicamente esses alunos,” destacou o instrutor.

Nos últimos 18 meses, o Cendac capacitou aproximadamente 4 mil pessoas em mais de 50 cidades do Estado. Trabalho que só foi possível realizar com a parceria do Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), prefeituras locais e Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag) e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e Loteria da Paraíba (LOTEP).

O Cendac é uma organização não-governamental. Todos os cursos são gratuitos e direcionados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.