João Pessoa
Feed de Notícias

Cendac realiza mais de cinco mil capacitações com o apoio do Governo

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 - 15:21 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou 75 cursos em 23 cidades do Estado, em 2013. Com apoio do Governo do Estado, o Cendac executa projetos que promovem a qualificação profissional de jovens e mulheres, em parceria com as prefeituras municipais. Para os meses de janeiro e fevereiro de 2014, serão iniciados mais 75 cursos em 17 municípios.

A escolha do curso é feita pela prefeitura, juntamente com o Cendac, e avalia critérios diante da necessidade e vocação de cada município. São quinze modalidades de cursos diferentes. Nas cidades do Conde e em Areia, por exemplo, disponibilizamos os cursos de Turismo Regional e Garçom. Sabemos que esse é o foco do desenvolvimento comercial dessas cidades”, destacou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

A Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) foi outra parceria importante na realização de mais 18 cursos profissionalizantes em João Pessoa, Campina Grande e mais três municípios, em 2013/2014. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Fundo de Atenção à Criança e ao Adolescente (Fundec), também realizou cursos de capacitação, em parceria com o Cendac.

Foram cinco modalidades de cursos para adolescentes e jovens carentes nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Capital, já com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente foram realizados mais seis cursos também nos CSUs. Ainda foram realizados 23 cursos em parceria com Senac.

O Cendac atingiu, neste ano, mais de cinco mil capacitações, algo nunca alcançado nos anos anteriores. Ultrapassamos até mesmo nossas próprias metas. Mais do que um dado, esse número significa expectativa de vida para muitos que estavam desempregados e agora têm uma profissão e até estão trabalhando de forma autônoma, depois que passaram por um dos nossos cursos profissionalizantes. A vida de muitas famílias mudou e houve movimentação da economia de muitas localidades, através de uma atitude que considero simples: oferecer aprendizado sobre um ofício. E isso, um conhecimento técnico, possibilita e abre as portas para um novo futuro, melhor e mais digno”, avaliou a primeira-dama e presidente de honra do Cendac, Pâmela Bório.

Durante o período da realização dos cursos, o Cendac faz o acompanhamento pedagógico e visita cada cidade para supervisionar e avaliar a qualidade do ensino.

Não adianta realizar o curso sem fazer o acompanhamento, saber como está o aprendizado dos alunos, a qualidade profissional do instrutor. Tudo isso é importante. Visitamos todas as cidades onde realizamos as capacitações. Avaliamos, desde o local onde será armazenado o lanche dos alunos, as salas de aula, os alunos e os instrutores”, afirmou a coordenadora pedagógica do Cendac, Lourdes Barros.

Além da realização dos cursos profissionalizantes, o Cendac realizou, pelo segundo ano, a Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba, beneficiando 100 mulheres artesãs de 23 cidades comercializando as peças produzidas.

Durante o ano de 2013, a Ong também foi parceira nas Ações Sociais realizadas pela Fundação de Ação Comunitária (FAC) e Hospital de Trauma de João Pessoa, levando para as mais diversas comunidades os serviços de corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas.

Para Valquíria Alencar, as principais metas para 2014 são expandir as ações do Cendac para 100 municípios, com a oferta de cursos que tragam retorno para os alunos e para os municípios e a abertura de mais duas sub-sedes para apoio das ações.

Cendac – O Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente é uma Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1979, reconhecida como de utilidade pública estadual pela Lei nº 4.149, de 18 de junho de 1980. O espaço físico da sede do Cendac é cedido pela Arquidiocese através de comodato.