Fale Conosco

5 de março de 2013

Cendac realiza 2ª Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba



Homenagear as mulheres de uma forma diferente, dando oportunidade, gerando renda e valorizando o seu trabalho. Assim, o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com apoio do Governo do Estado, vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, realizando a “2ª Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba”.

A abertura será nesta quarta-feira (6), às 10h, na sede do Cendac, com a presença da primeira-dama do Estado e presidente de honra, Pâmela Bório. A ONG também vai homenagear algumas mulheres que se destacaram em nível estadual e nacional. São elas: Rita Gadelha de Sá, Ivanisa Olímpio, Creuza Pires, Fátima Lopes, Margarida Maria Alves, Zabé da Loca, Té Cavalcante, Anayde Beiriz e Nísia Floresta.

Na feira, 95 artesãs de 35 cidades do Estado vão mostrar e comercializar os mais diferentes tipos de artesanato. De João Pessoa, serão expostas mandalas, caixinhas em madeira, bonecas de pano, ponto de cruz, fio de banana, artesanato em couro e pimentas decorativas. De Campina Grande, as artesãs trarão trabalhos com algodão colorido e renda renascença. De Pombal, vem o artesanato com fuxico, enquanto as artesãs de Bayeux apostam nas esculturas em cerâmica.  As artistas de Lagoa Seca apresentarão a arte das casinhas de madeira. A feira terá ainda peças de Cabedelo (bijuterias), Caaporã (artesanato feito com cipó) e Ingá (bordado labirinto), entre outras cidades.

O Cendac vai disponibilizar sacolas personalizadas para serem utilizadas na comercialização dos produtos. Além da oportunidade de exporem seus trabalhos em um espaço adequado e totalmente gratuito, as participantes vão poder assistir a uma palestra sobre linhas de crédito voltadas para artesãs, nesta quinta-feira (7), realizada pelo Cendac em parceria com o Banco do Brasil e o Empreender-PB, no auditório da ONG.

A primeira-dama Pâmela Bório destacou a valorização do Governo Estadual no que diz respeito ao favorecimento do artesanato, seja através do Programa de Artesanato da Paraíba, com projetos como o Empreender-PB ou através de iniciativas como as do Cendac, criando alternativas para a comercialização dos produtos. “Os meios para a promoção social são importantes, pois são uma forma de trabalho e renda que garantem a sustentabilidade, muitas vezes, de toda uma família”, afirmou a presidente de honra do Cendac.

A feira será realizada nesta quarta (6) e quinta-feira (7), das 10h às 17h. na sede do Cendac, na Avenida João Machado, 1094, Centro da Capital, próximo ao Hospital Cândida Vargas.

Já na sexta-feira (8), acontece a partir das 14h na sede da PBTur, em Tambaú.