João Pessoa
Feed de Notícias

Cendac promove seminário e entrega certificados de cursos

segunda-feira, 22 de abril de 2013 - 11:49 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com apoio do Governo do Estado da Paraíba realiza, nesta terça-feira (23), às 9h, o Seminário de Capacitação em Cidadania e Gestão. O evento acontece no auditório Rita Gadelha, localizado na sede do Cendac e vai reunir aproximadamente 150 alunos dos cursos profissionalizantes que estão em andamento na cidade de João Pessoa. Além do seminário, serão entregues 60 certificados profissionalizantes para alunos concluintes de três cursos. O evento vai contar com a presença da primeira-dama do Estado e presidente de honra do Cendac, Pâmela Bório

Com o objetivo de preparar os participantes para a pós-profissionalização, serão realizadas duas palestras. O debate sobre “Cidadania, Gênero e Liderança no Trabalho” será ministrado pela articuladora do Centro da Mulher 8 de Março, Izabela  Candeia. A segunda palestra apresentada pela representante do Empreender-PB, Telma Virgínia, terá como o tema “Gestão e Empreendedorismo”.

A coordenadora pedagócica do Cendac, Lourdes Barros, acredita que essa capacitação é uma maneira de motivá-los. “Tanto para os que estão concluindo seu curso hoje quanto para os que ainda estão cursando, essa é mais uma orientação profissional para esses jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho”, observa. Já para o aluno do curso de Assistente de Culinária, Renan Lima, “a capacitação através desse seminário, vai me ajudar no sentido profissional com a palestra do Empreeender-PB e no sentido pessoal com a palestra do Centro da Mulher 8 de Março. Os dois temas se completam”, avalia.

Após as palestras, serão entregues 60 certificados profissionalizantes aos alunos dos cursos de Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure.

O Cendac oferece capacitação nas mais diversas áreas. São elas: corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, cuidador de idosos, editor de imagens, informática, estética facial e corporal, recepcionista, auxiliar administrativo, culinária, caixa, vendedor, montagem e manutenção de computadores, textura, garçom, cabeleireiro, auxiliar de cozinha, depilação, revestimento de paredes, hotelaria, eletricista e embelezamento. “Um certificado profissional já coloca na frente o candidato em uma seleção de emprego,” afirmou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

ONG - O Cendac é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atividades voltadas para o atendimento a adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O órgão atua em vários municípios da Paraíba, fortalecendo aptidões e o empreendedorismo.