Fale Conosco

20 de setembro de 2011

Cendac, Lotep e Senar oferecem capacitação profissional em Bonsucesso



O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), em parceria com a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizará cursos de associativismo, corte e costura, arte culinária e garçom destinados a homens e mulheres.

Os cursos serão realizados nesta sexta-feira (23) na cidade de Bonsucesso, no Sertão. Também será realizada uma oficina sobre o tema “Política Nacional da Assistência Social”. Nessa primeira etapa, os participantes foram escolhidos pela prefeitura através de critérios como situação econômica e exercício de atividade na área da capacitação a ser realizada.

Em Bonsucesso foram selecionadas 30 pessoas, sendo 15 delas mulheres agricultoras e 15 profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, Conselho de Ação Social, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Para finalizar os trabalhos de preparação dos cursos, estiveram no Cendac o prefeito da cidade de Bonsucesso, Gilson Cavalcante, e a secretária de Ação Social, Maria do Socorro de Oliveira: “Um projeto como esse é de fundamental importância para qualificar as agricultoras para ter uma renda, já que a prefeitura não tem como empregar todas”, disse a secretária.

Em um primeiro momento será trabalhada a autoestima dessas mulheres. Haverá corte de cabelo, maquiagem e debates sobre sexualidade, gênero e educação. Em seguida, serão iniciados os cursos. “É preciso elevar a autoestima dessas mulheres, motivá-las para só depois capacitá-las”, destacou a vice-presidente do Cendac, Salete Freitas.

Já para os profissionais da área, será realizada uma oficina sobre a política nacional da assistência social e sobre o Plano Decenal da Política Pública da Criança e Adolescente.

Após as oficinas, começarão os cursos de capacitação profissional oferecidos em parceira com a Lotep.

Em parceria com o Senar será realizado o curso de associativismo, que tem como objetivo ensinar como qualificar a produção e introdução no mercado de trabalho. “Futuramente o fardamento das escolas municipais de Bonsucesso será feito por essas mulheres, gerando assim resultado financeiro a partir do curso de corte e costura”, disse o prefeito Gilson Cavalcante.

A prefeitura disponibilizará transporte, alimentação e locais dos cursos. A inscrição é gratuita e as informações podem ser obtidas pelo telefone 3448.1154.