João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte disponibiliza oficinas gratuitas no período de férias

terça-feira, 15 de janeiro de 2013 - 15:40 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Centro Estadual de Arte (Cearte) oferece uma programação de cinco oficinas de férias, neste mês de janeiro, nas mais diversas áreas entre música, literatura, redação e fotografia destinadas a pessoas de todas as idades com inscrições gratuitas.

O Centro, que capacitou no ano passado cerca de 500 alunos com o apoio de 30 profissionais através de cursos que fomentam o ensino e a extensão, pretende propagar a arte no período das férias. “Queremos que esta escola seja a mais inclusiva possível e que as pessoas tenham acesso às mais variadas linguagens artísticas possíveis. Por isso, o curso de férias é importante para que a escola não pare e esperamos, este ano, alcançar a meta de mil alunos capacitados”, destacou a diretora do Cearte, Maria Laura Moreno.

Entre as oficinas disponibilizadas nesta primeira semana, de 14 a 18 de janeiro, nos turnos da manhã e tarde, estão sendo ministradas as de Introdução à Harmonia e Improvisação Musical, além de Teoria Musical, pelos professores Cristiano Oliveira e Honésimo Alves, respectivamente. “A meta é a criação e desenvolvimento do músico, pois muitas vezes ele tem técnica, harmonia, mas precisa colocar em evidência sua personalidade na música. Eles terão oportunidade de criar sua identidade e seu estilo”, destacou o professor Cristiano.

Na segunda semana, de 21 a 25, das 14h às 18h, será disponibilizada a oficina “Redação é Arte” pela professora Regina Cláudia e a “Percepção do Olhar: oficina de fotografia sensorial”, que está sendo uma das mais procuradas que será ministrada pelo professor Ricardo Peixoto. “É uma oficina sensorial da fotografia, da percepção do olhar e educação dos sentidos que dentro do processo vão utilizar equipamentos do analógico ao digital. O objetivo não é ensinar a apertar botões, mas fazer com que conhecem a linguagem fotográfica através da sensibilidade que envolve as emoções e sensações de cada um”, enfatizou Ricardo.

Já na última semana, de 28 a 31 de janeiro, os alunos terão a oportunidade de participar da oficina “Sem Medo de Poesia” que será ministrada pelo Grupo Teatrália, formado pelas professoras Nara Limeira, Ana Valentim e Elba Góes.

Serviço – As inscrições estão abertas para as oficinas gratuitas. Os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, qualquer pessoa pode entrar em contato através dos telefones 3214-2923 ou 3412.