Fale Conosco

16 de junho de 2016

Cefor-RH participa do encerramento do Curso de Qualificação de Gestores do SUS



O Governo do Estado, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), participou nessa quarta-feira (15), no auditório do Unipê, em João Pessoa, do encerramento do Curso de Qualificação de Gestores do SUS (Qualigestores do SUS). O curso, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Ageu Magalhaes / Fiocruz – PE, foi direcionado aos gestores o Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba e teve como proposta a formação de gestores para o SUS no processo de regionalização do Estado, através da inserção do apoiador institucional em cada região de saúde.

No total foram formados 598 gestores, sendo 320 em 2016 e 278 na primeira turma, em 2015. O curso teve início em janeiro de 2015, e durante um ano e seis meses de duração, foram abordados quatro módulos principais: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; As Vigilâncias do Campo da Saúde, e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

Segundo a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, foram investidos R$ 3 milhões, através da parceria do Governo do Estado com a Fiocruz. “Esse valor investido faz parte da Política de Educação Permanente, que vem sendo priorizada pela SES, entendendo que para que possamos ter serviços de qualidade nós precisamos de profissionais e gestores qualificados e comprometidos com a vida e com o cuidado de cada serviço de saúde”, disse Maura.

O diretor do Cefor-RH, Fernando Lopes, disse que o evento foi de grande relevância por ser um momento de apresentação de produtos do curso, com banners, trabalhos de intervenção nos problemas de saúde locais e regionais, além da celebração de conclusão desta qualificação que, durante todo o processo, foi bem avaliada pelos estudantes-gestores que participaram.

Já Maura Sobreira ressaltou que a formação proporcionou o fortalecimento e a descentralização de serviços e de ações através da participação desses gestores. “Hoje encerramos formalmente essa parceria através da finalização da formação desses gestores que tiveram acesso a um conjunto de discussões e puderam implementar em cada região de saúde melhorias nas práticas no que se refere aos processos de gestão da saúde”, concluiu a secretária.