Fale Conosco

22 de maio de 2009

Cefor retoma atividades nesta segunda-feira



A Secretaria Estadual da Saúde (SES) retoma as atividades pedagógicas do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) nesta segunda-feira (25), com a realização de uma aula inaugural, às 19h, do curso de habilitação técnica em radiologia, beneficiando 300 alunos em 15 turmas distribuídas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. O curso foi suspenso pelo Ministério da Saúde em virtude dos desmandos administrativos praticados pela gestão anterior e denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF). Esta semana, o Diário Oficial da União publicou extrato de aditivo renovando o convênio entre a SES e o Ministério da Saúde, no valor de R$ 2,024 milhões.
   
O curso é gratuito, terá duração de 18 meses e se destina a qualificar as pessoas que já atuam no mercado e que não possuem o exercício da profissão regulamentado em lei. As aulas serão ministradas no Cefor e na Faculdade Santa Emília de Rodat, em João Pessoa, e na Escola Paulista de Ensino/Enfermagem, em Campina Grande. O técnico em radiologia desempenha suas funções em hospitais públicos e privados, clínicas, centros de saúde, institutos especializados no serviço de radiologia médica para diagnósticos.
 
De acordo com Rita Pereira, diretora geral do Cefor, a carga horária da qualificação profissional é de 2,8 mil horas, sendo 1,3 mil horas de aula e 1,5 mil horas de estágio supervisionado. “O que oferecemos é uma vasta prestação de serviços à população. É uma grande oportunidade para que as pessoas se atualizem e melhorem o desempenho profissional”, acredita.

A diretora disse que a retomada das atividades do Cefor representam uma importante conquista da atual gestão e uma demonstração de compromisso com as pessoas, “sobretudo quando estamos garantindo que elas possam concluir seus cursos”. “Estamos retomando o cronograma normal de trabalho do Centro, mesmo diante de tantos problemas, mas estamos trabalhando com o apoio do secretário José Maria de França, para resgatar a credibilidade e a referência que sempre tivemos perante a sociedade paraibana”, assegura Rita Pereira.
 
Certificação de Agentes- O I Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde foi encerrado nesta sexta-feira (22). Foram formados pelo Cefor 32 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de Boqueirão e Queimadas.

Ivandro Oliveira, da Secretaria de Saúde