João Pessoa
Feed de Notícias

Cefor-PB realiza colação de grau do Curso Técnico em Saúde Bucal no Polo de Sapé

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 - 09:16 - Fotos:  Secom-PB

O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) realizou, na tarde da quinta-feira (3), a solenidade de Colação de Grau da Turma do Curso Técnico em Saúde Bucal – Polo Sapé. O curso teve carga horária de 1.600 horas, sendo mais de 300 horas voltadas para a prática em serviços de saúde. A capacitação formou 28 estudantes que já atuam nos serviços de saúde dos municípios da região.

O concluinte José Raimundo Soares de Carvalho trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) de Santa Rita. Ele disse que o curso trouxe muito conhecimento e mudou sua abordagem com os pacientes. “É um curso de relevante conhecimento, não só para mim, mas também para meus colegas. Trouxe-nos uma vasta gama de conhecimento, o que principalmente para nós, trabalhadores do SUS, faz toda a diferença. Hoje a gente tem outra visão de como abordar esse paciente. Estou muito feliz e sei que só tenho a crescer na área”, comemorou José Raimundo, que está no segundo período do curso de Odontologia.

O diretor do Cefor-PB, Fernando Lopes, ressaltou a importância do profissional Técnico em Saúde Bucal e do próprio curso. “Os Técnicos em Saúde Bucal aceleram e aumentam a efetividade do trabalho na Odontologia. São profissionais extremamente importantes no SUS, especialmente na Atenção Básica. Alguns desses concluintes já estão trabalhando na área e outros nunca trabalharam, tendo aqui a oportunidade de aprender uma profissão. Sem dúvida, o dia de hoje é de festa para os alunos e suas famílias por estar hoje abrindo uma porta para uma carreira muito importante”, concluiu Fernando.

“O Curso Técnico em Saúde Bucal faz parte do programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), que enfatiza a necessidade de desenvolvimento de projetos que visem à ordenação de recursos humanos para a saúde, destacando a articulação das políticas e processos de trabalho da saúde e da educação como estratégia privilegiada para a ampliação e qualificação da Atenção à Saúde em todos os âmbitos da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora pedagógica do Cefor-PB, Cylene Nóbrega.

Hemoterapia – Na terça-feira (2), no Auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, foi realizada a solenidade de coleção de grau dos estudantes do Curso Técnico em Hemoterapia, promovido pelo Cefor-PB.

Ainda durante o mês de dezembro serão realizadas colações de grau nos municípios de Guarabira (Técnico em Saúde Bucal), Princesa Isabel, Sousa e Patos (Hemoterapia). “No total, serão mais de 100 técnicos em hemoterapia, prontos para atuar em todas as fases do Ciclo do sangue nos serviços de saúde do estado”, concluiu Cylene.