Fale Conosco

6 de junho de 2013

Cefor-PB promove encontros pedagógicos com coordenadores e professores de cursos técnicos em saúde



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde, promove, nesta quinta-feira (6), um Encontro Pedagógico com os coordenadores e representantes dos professores do Curso Técnico em Hemoterapia de todas as turmas do Estado, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Princesa Isabel.

O evento acontece das 8h30 às 17h. Nos próximos dias 14 e 18, serão realizados, respectivamente, os encontros dos Cursos Técnicos em Vigilância em Saúde e em Saúde Bucal. Todos acontecem na sede da instituição, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A diretora pedagógica do Cefor-PB, Candice Chiara, explicou que estes encontros têm como objetivo a discussão e consolidação dos estágios supervisionados, tanto no que se refere à fundamentação teórica até a sua aplicabilidade na perspectiva da ressignificação da prática de trabalho do educando.

Como estes cursos são pioneiros no nosso Estado, é necessário que o Cefor-PB, enquanto escola técnica formadora para o Sistema Único de Saúde (SUS), discuta e construa, coletivamente, esta etapa do processo de formação, o que fortalece a regionalização e colabora para a formação dos educandos, para que reflitam suas práticas e, assim, consigam ter um processo de trabalho mais humano e integral, respeitando os princípios constitucionais do SUS, que são universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social”, disse.

Atualmente, são 447 trabalhadores do SUS que fazem os três cursos técnicos oferecidos pelo Cefor-PB: 252 de Vigilância em Saúde, 153 de Hemoterapia e 42 de Saúde Bucal. Os cursos acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro, Princesa Isabel e Cuité, mas contemplam trabalhadores de diversos municípios polarizados por estas cidades.