Fale Conosco

14 de novembro de 2014

Cefor-PB promove congresso e mostra sobre atuação da instituição



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH/PB), realiza na próxima terça-feira (18), às 18h, a abertura do “I Congresso Rede Escola SUS-PB” e da “I Mostra de Experiências do Cefor-PB”. Os eventos acontecem no Espaço Cultural, em João Pessoa, até o dia 20.

O objetivo é reunir estudantes, profissionais das instituições de ensino conveniadas com a SES e dos serviços de saúde, além dos demais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), para tratar do tema campo de prática e aprendizagem continuada para uma saúde pública mais humanizada.

O evento, que faz parte das comemorações pelos 20 anos da instituição, terá como tema: “Rede Escola SUS-PB: formando trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A expectativa é que esta atividade se transforme em espaço privilegiado para debater propostas que ajudem a qualificar os cenários de prática e de aprendizagem nos diversos serviços do Estado. Buscamos ainda a possibilidade de qualificar e organizar a demanda de cursos na área da saúde, tendo em vista a responsabilidade da SES na formulação da Política de Regulação das Práticas de Ensino-Serviço”, disse a diretora geral do Cefor-PB, Candice Chiara.

Ainda nesse evento será apresentada a I Mostra de Experiências do Cefor-PB com lançamento de material didático próprio e apresentação de trabalhos pelos profissionais do SUS qualificados pela Escola, nos diversos cursos técnicos.

De acordo com a programação, no dia 18, das 8 às 17 horas, ocorre o I Seminário de Avaliação da Rede Escola SUS-PB, na sala Mata Paraibana, que contará com a presença de todos os serviços de saúde do Estado e com as 45 instituições de ensino conveniadas com a SES; das 18h às 20h, o credenciamento e as inscrições nos minicursos e oficinas; em seguida, ocorrerá a abertura solene com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza e outras autoridades. Logo após a fala das autoridades, terá uma apresentação cultural do Coral do UNIPÊ.

Na quarta-feira (19), das 8 às 12 horas, acontece o minicurso sobre atualização em sífilis; dengue e febre Chikungunya; simultaneamente, das 8h às 10h, ocorrerá uma mesa redonda sobre a Rede Escola SUS-PB: “Fortalecendo espaços de aprendizagem nos serviços do SUS”; das 13h às 16h, minicurso sobre hepatites virais; das 14h às 18h, oficina sobre discussão e vivência em redução de danos e o minicurso “Acolhimento na Atenção Básica” e outras atividades.

Na quinta-feira (20), das 8h às 12h, terá a mesa redonda sobre qualificação das ações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde e a I Mostra de experiências do Cefor-PB; das 14h às 17h, terá a mesa com o tema “Dialogando os três eixos temáticos” e a seguir, apresentações culturais e coquetel de encerramento.

A programação completa você confere no blog: http://congressoredeescola.wordpress.com/.