Fale Conosco

28 de maio de 2012

Cefor-PB promove campanha de doação de sangue e de medula



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta terça-feira (29), das 8h às 16h, uma campanha de doação de sangue e de cadastro para doação de medula destinada ao Hemocentro da Paraíba. Uma Unidade Móvel do Hemocentro será instalada no estacionamento do Cefor, localizado no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Avenida D. Pedro II, em João Pessoa, acompanhada de toda estrutura médica para atender aos doadores.

Para a divulgação da campanha, o Cefor-PB está contando com o apoio dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde que fazem os Cursos Técnicos de Vigilância em Saúde e Hemoterapia, promovidos pela instituição. Um dos principais objetivos do Centro é promover a formação e a qualificação dos trabalhadores do SUS. Na tarde da última quinta-feira (24), eles participaram, junto aos funcionários do Cefor-PB, de uma palestra com equipe técnica do Hemocentro para ouvir orientações sobre a campanha e receber esclarecimentos sobre doação de sangue e de medula.

Fábio José Gomes Batista é um dos estudantes do Curso Técnico de Hemoterapia. Há 19 anos atua como técnico de laboratório. Atualmente, trabalha nos laboratórios do Hospital Universitário Lauro Wanderley e do Hospital Municipal do Valentina Figueiredo, em João Pessoa, coletando sangue e fazendo exames para verificação de índices hematológios. “Com a proximidade do São João, a tendência é diminuir a doação e esta campanha vem dar um suporte ao estoque”, observou.

Sydia Etelvino de Jesus é técnica de Enfermagem há 14 anos, trabalha no Hemocentro fazendo coleta e também é aluna do Curso Técnico de Hemoterapia. “A gente que trabalha na área sabe das dificuldades que há para se conseguir doadores, portanto, esta campanha é muito bem vinda”, falou.

Segundo a diretora geral do Cefor-PB, Márcia Rique Carício, a realização da campanha demonstra que o compromisso da Escola vai além de práticas pedagógicas, no âmbito da sala de aula, porque busca articular aquilo que o estudante trabalha em sala com as demandas da saúde. “Esse tipo de atividade vem contribuir com o objetivo do Cefor-PB de fortalecer, cada vez mais, o SUS, promovendo saúde e ajudando a salvar vidas”.

Já a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, lembrou que a Campanha do Cefor-PB acontece próximo ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), quando acontecerão várias atividades alusivas à data. “Ações como esta do Cefor-PB são uma prova de que a sociedade está se conscientizando, cada vez mais, da importância da doação”, concluiu.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (Se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 Kg

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.