João Pessoa
Feed de Notícias

Cefor-PB comemora 20 anos com programação especial e ganha nova direção

quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 18:17 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemorou nesta terça-feira (29) o aniversário de 20 anos da entidade, completados no último dia 11, durante evento promovido na sede do Centro, na Torre, em João Pessoa.

Na ocasião, a secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras, anunciou que a nova diretora geral passa a ser Candice Chiara, que era a diretora pedagógica do Cefor-PB. Ela substituirá Volmir Brutscher, que se dedicará à carreira acadêmica, mas continuará dando suporte ao Cefor-PB junto às Especializações que a unidade oferece em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A programação de aniversário começou às 16 h com um coffee break e, logo após, houve uma mesa redonda com o tema “Os desafios da Educação Profissional na Concepção da Educação Permanente”. Em seguida, várias autoridades convidadas falaram sobre a importância do trabalho do Cefor-PB.

A primeira diretora do Centro, Rita Pereira, participou das festividades e lembrou de todo o processo de construção da unidade. “No início tivemos muitas dificuldades, mas também muitos parceiros para que a escola chegasse até aqui. Batalhamos muito com gestores para realmente edificar essa escola. Hoje sinto uma sensação de dever cumprido. Mas é preciso continuar trabalhando muito para que o Centro Formador cresça cada dia mais”, disse.

Durante o evento houve também o lançamento oficial do blog ceforpb. wordpress.com e o pré-lançamento de três livros que serão utilizados como material didático do Centro: “Unidades Complementares”, “Complementação para Técnicos em Enfermagem” e “Curso Técnico em Vigilância em Saúde”.

De acordo com Candice, a palavra que resume as duas décadas do Cefor-PB seria ‘vitória’. “Vitória porque a construção do Cefor-PB foi um grande desafio, e porque hoje estamos celebrando esses 20 anos de muito esforço, muita batalha, mas também de muitas conquistas. Para o futuro o desafio permanece, pois o processo de evolução não pode parar, a saúde não para. Vamos continuar buscando melhorar todo o processo de trabalho cada vez mais, mantendo os projetos que a gente já iniciou, e com o pé no acelerador para projetos futuros”, falou a nova diretora.

A secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras, parabenizou a todos que fazem parte da construção do Centro e lembrou que durante esses 20 anos foram muitos desafios, porém inúmeros resultados. “O papel do Centro Formador para a qualificação dos trabalhadores do SUS é fundamental, que é o de qualificar as pessoas que já estão trabalhando. Todos os processos de formação, inclusive a carga horária dos cursos, o projeto, tudo é pensado para o profissional que já está inserido no trabalho, o que a gente sabe que é um pouco mais difícil, mas dá oportunidade para as pessoas se qualificarem já estando trabalhando”, ponderou.

Cláudia Veras ressaltou também que o Cefor-PB tem um papel importante não só na qualificação dos profissionais de nível médio, como também na qualificação dos profissionais de nível superior. “O Centro conta com vários cursos de especialização em andamento, e isso é bastante importante para as pessoas que já estão no trabalho, pois permite que elas se qualifiquem enquanto atuam, melhorando assim seu currículo, o que é excelente para esse profissional”, concluiu.

Em 20 anos de história, o Centro Formador já realizou diversos cursos, entre eles, Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde; Técnico em Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico em Vigilância em Saúde; Técnico em Hemoterapia; Auxiliar de Nutrição e Dietética.

Ao longo desses anos, formou 17.816 estudantes/trabalhadores e possui 5.602 em formação.