Fale Conosco

16 de outubro de 2012

Cefor inicia “Curso Técnico em Hemoterapia” em quatro municípios



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta terça-feira (16) as aulas inaugurais do “Curso Técnico em Hemoterapia” das turmas de Sousa e de Princesa Isabel. Em Sousa, as aulas começam às 13h, no auditório da Secretaria de Educação do Município, e em Princesa Isabel será às 19h, na Escola Municipal Carlos Alberto.

Na próxima sexta-feira (19), acontecerão as aulas inaugurais das turmas de Patos e de Campina Grande. Em Patos, será às 9h, na Gerência Regional de Saúde, e em Campina Grande, às 16h, na sede do Hemocentro.

O curso, com carga horária de 1.700 h/aula, tem o objetivo de qualificar, ampliar e fortalecer a Hemorrede do Estado, uma vez que será oferecido aos trabalhadores do Hemocentro de Campina Grande e das Agências Transfusionais dos principais hospitais da região polarizada por estas cidades. Cada turma terá 40 estudantes/trabalhadores.

Segundo a diretora geral do Cefor-PB, Márcia Rique Carício, as novas turmas são o resultado de um compromisso do Governo do Estado em contemplar toda a Hemorrede da Paraíba, com formação técnica na área de hemoterapia, começando pela Capital, onde já tem uma turma funcionando desde dezembro de 2011.

“O curso simboliza um marco para a saúde pública do Estado, já que é oferecido por meio de uma iniciativa pioneira do Governo do Estado, com base em uma necessidade nos serviços de saúde”, explicou Márcia.

O Cefor-PB é uma escola da Secretaria de Estado da Saúde, criada em 1994, que se dedica à gestão de cursos para educação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, além do “Curso Técnico em Hemoterapia”, oferece o “Técnico em Enfermagem”, na Capital; o “Técnico em Vigilância em Saúde”, em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité e a “Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde”, para 42 Turmas em 21 cidades.

Em novembro está previsto o início de mais duas turmas do Curso Técnico em “Vigilância em Saúde” em Guarabira e Bananeiras; quatro turmas no curso de “Saúde Bucal”, pela primeira vez ofertado na Paraíba (João Pessoa, Sapé, Guarabira e Bananeiras) e o “Curso Técnico em Enfermagem (Complementação)”, com uma turma em Guarabira.

Este ano, além dos cursos técnicos, o Cefor-PB passou a inovar oferecendo Cursos de Pós-Graduação (Latu-sensu) em parceria com as Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Atualmente, estão sendo ofertadas três especializações: “Especialização em Política e Gestão do Cuidado, com ênfase no Apoio Matricial”, para 100 trabalhadores, entre gerentes regionais, apoiadores matriciais das regiões e da Secretaria Estadual de Saúde; “Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (ProgeSUS), para 30 profissionais que atuam na área de gestão do trabalho, e “Especialização em Gestão Pedagógica (Cegepe)”, para 29 funcionários das Escolas Técnicas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.