Fale Conosco

13 de janeiro de 2017

Cefor abre inscrições para processo seletivo de Pós-Graduação de Residências Médica e Multiprofissional



Foram abertas, nesta sexta-feira (13), as inscrições para o processo seletivo de candidatos às vagas de Residências Médica em seis especialidades e Multiprofissional em Saúde da Criança. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba, Cefor-PB, publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta, os editais sobre o processo seletivo.

De acordo com os editais, as inscrições para Residência Médica ocorrem até o dia 27 de janeiro e para a Residência Multiprofissional vão até o dia 31 de janeiro. Para os dois programas, as inscrições estão sendo realizadas no Cefor, localizado na Av. Pedro II, na Torre, ou via Sedex. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3214-1732.

Para a Residência Médica estão sendo oferecidas 26 vagas, sendo quatro de Anestesiologia; quatro de Medicina Intensiva; quatro de Ortopedia; cinco de Pediatria, quatro de Ginecologia e Obstetrícia e cinco de Medicina da Família e Comunidade. As atividades das Residências ocorrerão no Hospital de Emergência e Trauma da capital; no Arlinda Marques; Edson Ramalho; Maternidade Frei Damião e nos Hospitais Regionais de Cajazeiras e Sousa, de acordo com as especialidades.

A Residência Multiprofissional está oferecendo cinco vagas, sendo duas para Enfermagem e uma vaga para cada uma das seguintes profissões: Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. A formação será no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, hospital sede do campo de prática, além de hospitais e serviços de saúde da rede estadual da Paraíba e do município de João Pessoa, com atenção direcionada à saúde da criança e do adolescente.

As Residências constituem modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, destinada a profissionais formados em instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Podem ainda se inscrever profissionais estrangeiros, desde que o diploma seja validado. O objetivo principal dos programas de Residência é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os residentes receberão, mensalmente, uma bolsa estipulada pelo Ministério da Saúde, atualmente, no valor bruto de R$ 3.330,43. Serão recolhidos sobre esse valor bruto a contribuição previdenciária e o imposto de renda.

As atividades da Residência Médica terão início no dia 02 de março e as da Multiprofissional no dia 06 de março.