Fale Conosco

23 de julho de 2012

Cedmex implanta sistema do Ministério da Saúde para agilizar fornecimento de medicamentos



O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), da Secretaria de Estado de Saúde, está implantando o Sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica, chamado Hórus. Criado pelo Ministério da Saúde, o Hórus segue critérios regulamentados pela Portaria nº 2981/2009 e Protocolos Clínicos que regem a dispensação gratuita de medicamentos realizada pelo Governo do Estado.

A implantação do novo sistema começou na sexta-feira (20) e vai melhorar a assistência prestada aos pacientes cadastrados no serviço, otimizando a programação da compra dos medicamentos para evitar que faltem no estoque.

De acordo com a diretora geral do Cedmex, Gilcélia Maria Menezes, a implantação do sistema trará mais agilidade ao serviço, além de possibilitar o monitoramento do consumo dos medicamentos. “O novo sistema nos permitirá verificar de forma mais ágil o estoque e o monitoramento dos usuários de todo Estado, facilitando a programação de aquisição dos medicamentos de forma que não haja falta. Antes tudo era realizado manualmente. Nossa previsão é o processo de informatização seja concluído em seis meses”, explicou.

O Cedmex possui 23.160 pacientes cadastrados e fornece 149 medicamentos com 321 apresentações, para atender a 79 patologias. Para obter os medicamentos gratuitamente o usuário precisa apresentar laudo de solicitação de um especialista, termo de consentimento, prescrição médica, além de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS e exames exigidos nos protocolos.

Serviço – O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) fica localizado na Rua Jesus de Nazaré, s/n, em Jaguaribe, João Pessoa. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3218.5900. O serviço também está disponível em todas as Gerências Regionais de Saúde de referência do usuário.