João Pessoa
Feed de Notícias

Cedmex implanta projeto de entrega de medicamentos em abrigo

quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 11:38 - Fotos: 

O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais da Secretaria de Estado da Saúde (Cedmex/SES) implantou um projeto para entrega de medicamentos a usuários que vivem em abrigos de idosos.

Os primeiros a serem beneficiados foram os 13 usuários do Cedmex do Lar da Providência, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa. A distribuição poderá ser feita para outras instituições que atendem pessoas com mais de 60 anos. Para isso, o serviço tem que ser solicitado.

“Percebemos a luta de uma freira do Lar da Providência para pegar a medicação dos idosos. Então, nos comprometemos de levar até eles os remédios que antes era distribuído aqui. Estamos abrindo o serviço para outras instituições que estejam interessadas”, ressaltou a diretora do Cedmex, Roberlândia Freire.
 
Os medicamentos levados para o Lar da Providência são separados por uma equipe que checa cada processo, em que consta a receita do médico geriatra, cartão e documentação do paciente. “Os usuários precisam estar com toda a documentação exigida, que é checada por auditores do Estado e do Ministério da Saúde”, frisou a coordenadora do Serviço Social do Cedmex, Ruth Dantas, destacando os critérios do programa.
 
Entrega – Desde junho do ano passado, a cada mês uma equipe do Cedmex leva os medicamentos até o Lar da Providência. “A gente passa os remédios para a irmã Antônia Pereira, responsável pelo serviço, que assina toda a documentação e depois distribui com os idosos”, disse Ruth Dantas. Uma das farmacêuticas do órgão, Yonara Sarmento, que acompanha os processos, também acompanha as entregas.

Para a Irmã Antônia, a distribuição dos medicamentos pelo Cedmex no abrigo facilita o trabalho com os idosos. “Antes, ia até o Cedmex, chegava muito cedo e, mesmo assim, ainda enfrentava uma fila grande. Agora, graças a Deus, eles estão entregando os medicamentos aqui”, contou.
 
Uma das idosas que vivem no Lar da Providência, dona Maria Brito Lima, é uma das beneficiadas com a medicação do Cedmex. “Ela toma Exelon, um remédio para quem sofre de mal de Alzheimer. Além desta medicação, também temos usuários que tomam Sifrol, Ostriol e outras medicações necessárias para tratamento de mal de Parkinson e osteoporose”, disse irmã Antônia.
  
Segundo Ruth Dantas, o representante do Lar da Providência, só precisa ir até o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional para renovar os processos, com menos burocracia.  
 
Documentação necessária – Os abrigos interessados em receber os medicamentos, devem procurar a direção do Cedmex para dar entrada no pedido do benefício. “Já realizei algumas visitas a abrigos, expliquei como funciona.

O representante do abrigo deverá fornecer a seguinte documentação: identidade, CPF, comprovante do abrigo, receita do Sistema Único de Saúde (SUS), laudo médico e laudo da solicitação, avaliação e autorização de medicamentos (fornecido pelo Cedmex)”, informou. 

                                                     Assessoria de Imprensa da SES-PB