Fale Conosco

9 de dezembro de 2015

Cearte realiza Semana de Arte com apresentações de música, teatro, dança e artes visuais



O Centro Estadual de Artes (Cearte) deu início, na tarde desta quarta-feira (9), à Semana de Arte de 2015 com apresentações de Literatura, Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Audiovisual. A semana revisita, de certa forma, a Semana de Arte Moderna realizada em 1922 em São Paulo – movimento que estabeleceu um marco na cultura brasileira.

“Pegamos a Semana de 22 como inspiração para reforçar a necessidade da arte e lembrar a transgressão que significou esse movimento”, explica Laura Moreno, gestora do Centro, lembrando que a intenção é se espelhar em objetivos com profundidade e força, a fim de “nunca abandonar o caminho trilhado pela arte”.

Os trabalhos que serão apresentados farão uma culminância das experiências e descobertas de alunos, professores e corpo técnico do Cearte. As apresentações desta quarta-feira (9) focam as artes visuais e a música. A abertura será às 17h, na Sala de Pedra, com a apresentação de Contação de História.

Ainda nesta quarta-feira, às 18h, haverá a abertura da Exposição Visuais no Hall do Cearte. Após isso, serão apresentadas atividades de audiovisual e música. Os convidados poderão ver e ouvir na Nave da Igreja de São Bento apresentações de trabalhos de canto lírico e popular,de violão e teclado, com atenção especial para as crianças do grupo de extensão que tocarão flauta.

Na quinta-feira (10) a Semana de Arte terá continuidade no jardim do interior do Mosteiro de São Bento, com atividades da dança. Inicialmente será apresentado um balé dos alunos de dança do Cearte, e, após isso, grupos de dança clássica, moderna, contemporânea, de salão, dança do ventre, urbanas e interações brincadas se apresentarão. Por último, na sexta-feira (11), haverá a encenação de Teatro na Sala de Pedra.

Ainda acompanhando a programação, nas tardes de quinta e sexta, das 15h às 17h, será a vez do público entrar em contato com programas de pesquisas desenvolvidos pelos professores do Cearte. O Centro desenvolveu, durante todo o ano, trabalhos teóricos e práticos de pesquisas e durante a Semana de Arte convida os professores Everaldo Vasconcelos e Liana Chaves, ambos professores da UFPB, para  dialogar com as descobertas. Neste ano foram desenvolvidas pesquisas em torno do teatro, interações artistas brincadas, do ensino multidisciplinar da arte, música, desenho e sobre o barroco paraibano, entre outros. No total foram sete temas de pesquisas.

Durante os três dias da Semana de Arte, praticamente todo o complexo do Mosteiro de São Bento será envolvido com a arte, oferecendo à comunidade acesso às diversas linguagens artísticas. “É um momento de festa, de união e de comemorar esse espírito de criação que significa um trabalho envolvendo o ensino da arte e a arte em si. Que procura reforçar a interdisciplinaridade e os valores humanos”, pontua Laura.

Vale lembrar também que o Centro começou no dia 25 de novembro exposição na Galeria das 15 Portas com os artistas plásticos Carlos Djalma, Vant Vaz e Ítalo Sponja.  “A intenção de abrir a coletiva antes da Semana de Arte era estabelecer um diálogo dos estudantes com a comunidade e os artistas”, conta Laura. A ideia era fazer com que artistas consagrados, já com uma relação no mercado da arte, pudessem conviver junto com estudantes que estão vendo e aprendendo o trabalho de uma curadoria e de uma exposição coletiva.

Confira abaixo a programação:

Semana de Arte de 2015

09/12

Apresentação Contação de História – às 17h – Na Sala de Pedra

Abertura Exposição Visuais – às 18hs – No Hall do Cearte

Apresentação de Música – às 18h40hs – Na Nave da Igreja de São Bento

 

10/12

Apresentação de Pesquisas – Das 15hs às 17hs – Na Sala de Pedra

Apresentação de Dança – às 18h30 – Jardim do Mosteiro de São Bento

 

11/12

Apresentação de Pesquisa – Das 15hs às 17hs – Na Sala de Pedra

Apresentação de Teatro – às 18h30 – Na Sala de Pedra