João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte realiza programação alusiva ao Dia da Criança na Escola Estadual José Vieira

terça-feira, 11 de outubro de 2016 - 17:06 - Fotos:  Secom PB

O Centre Estadual de Arte (Cearte) estará celebrando o Dia da Criança durante esta semana, a partir de segunda (10) até a quinta-feira (13), na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Vieira. A comemoração faz parte de um projeto feito em parceria entre as duas instituições de ensino. São três dias de apresentações e vivências dentro do universo da arte, com muita música, cinema, dança e palhaço, além de pipoca e cachorro-quente distribuídos para mais de 100 alunos do primeiro ao quinto ano do fundamental I. As apresentações são realizadas sempre das 8h às 11h.

O evento específico é em comemoração ao Dia das Crianças, mas a proposta vai além da data. O Cearte desenvolve em parceria com a Escola o projeto “Arte na Escola”. A intenção é dar aos alunos uma vivência prática do ensino da arte, possibilitando a expressão da criatividade e o acesso à cultura para além do cotidiano de sala de aula tradicional. Para a diretora do Cearte, Laura Moreno, a arte amplia o conhecimento dos alunos para outras dimensões da experiência da aprendizagem, abrindo fronteiras do conhecimento e incutindo um sentido do estudo que não deve apenas focar no ensino formal, mas na experiência do que há de tridimensional e afetivo na vida. Algo, possivelmente, só alcançado por meio da arte, seja ela música, dança, teatro, poesia, canto, artes visuais ou audiovisual

O projeto prevê que em cada bimestre dois professores de linguagens artísticas façam uma imersão em duas modalidades de arte com os alunos do ensino fundamental. “Até agora, antes da celeuma da mudança do governo, o ensino da arte é obrigatório, é lei. Sempre a demanda é teórica e nós no Cearte já estávamos realizando esse projeto em função de apresentar os primeiros contatos com a linguagem artística de fato, para que ela não fique apenas em nível teórico. Para que eles tenham a iniciação nas linguagens artísticas, num leque amplo de linguagens, para que se sensibilizem e trabalhem um acesso do desenvolvimento humano que é a sensibilização e a vivência”, argumenta Laura.

As aulas do projeto começaram no início deste semestre. Durante dois meses, professores de flauta e de pintura do Cearte deram aulas uma vez por semana aos alunos do José Vieira. O resultado pode ser testemunhado pelos presentes nesta segunda-feira na celebração da semana da criança.

Na segunda, ainda foi possível que alunos residentes no bairro de Mangabeira, que também fazem aula de extensão com o professor de música Burgo Oliveira, estivessem presentes no evento.

Na programação desta terça-feira (11) houve Contação de Histórias com a professora Manu Coutinho, a apresentação também dos alunos da professora de piano Marta Sanches, que desenvolve uma extensão junto aos meninos do bairro do Alto do Mateus, num dos polos do Prima. A Orquestra do Prima também deverá fazer uma apresentação. Haverá ainda uma apresentação de dança surpresa para a criançada.

Após o feriado desta quarta-feira (12), as festividades retornam na quinta-feira (13) com brincadeiras e jogos trazidos pelo Palhaço Cabeça de Espantalho, com o professor e ator Odécio Antonio trazendo sua experiência de Clown. À frente das sessões de cinema para as festividades do dia das crianças estará a professora e cineasta Ana Bárbara.

O projeto prevê também troca dos professores. Assim, no próximo bimestre, o quarto do ano, um professor de dança e outro de teatro devem possibilitar a descoberta de mais duas linguagens artísticas. A ideia do projeto é que a cada semestre os alunos possam ter contato com quatro linguagens da arte.

Todas as festividades desta semana do dia da criança serão feitas na Escola José Vieira, que fica localizada no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, na rua Abdias Gomes de Almeida, s/n ao lado do Espaço Cultural.