João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte realiza Mostra de Vídeodança no Mosteiro de São Bento

domingo, 14 de abril de 2013 - 19:16 - Fotos: 

O Centro Estadual de Arte (Cearte), vinculado à Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o Fórum Permanente de Dança de João Pessoa realizou a 1ª Mostra de Vídeodança para profissionais e alunos no Mosteiro de São Bento, no Centro da capital paraibana.

O evento, que faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, começou na quinta-feira (11), com o painel “Diálogo sobre o Curso de Licenciatura em Dança da UFPB” onde alunos de dança, artistas e professores puderam debater sobre a plataforma da nova graduação que deve ser iniciada ainda este ano. A mesa contou com a participação dos professores Guilherme Schulze, Valéria Vicente e Victor d’Olive.

Para a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, a mostra é um impulso para a essa nova linguagem da dança. “No mundo das artes, a vídeodança ainda é muito jovem e trata a arte como espetáculo. Além disso, passa a ser um exemplo para que os próprios alunos do Cearte iniciem por este novo caminho e passem a produzir seus próprios vídeos”, destacou Laura.

O professor da UFPB e membro do Fórum Permanente de Dança de João Pessoa, Guilherme Schulze, informou que a mostra é uma maneira de divulgar esta nova forma artística. “A vídeodança tem o poder de unir duas mídias, como o cinema e o vídeo, além de possibilitar a hibridização que oferece em relação às formas tradicionais do teatro”, explicou o professor.

Para o estudante de dança contemporânea, Sebastião Pereira, a mostra é muito importante para que os alunos possam se espelhar e, assim, construir seus próprios trabalhos. “A dança em si já tem sido uma oportunidade muito boa na minha vida, mesmo a tendo descoberto depois dos 40 anos”, disse o estudante que também trabalha como educador no bairro de Cruz das Armas e ainda pratica dentro do Cearte os cursos de fotografia e teatro.

Novas turmas – Devido a procura para o curso de Danças Urbanas, uma nova turma está em processo de formação e deve ser oferecida duas vezes por semana no período noturno, das 19h às 21h. “O curso terá uma nova abordagem onde vou procurar não abordar a parte acrobática da dança, mas a parte superior voltada para aquelas pessoas acima dos 25 anos que não tiveram muito convívio com a dança”, informou o professor de Dança Contemporânea, Vant Vaz.

Serviço – Na área de dança o Cearte possui mais de 200 alunos e oferece cursos em dança clássica, do ventre, urbana, contemporânea e de salão. As inscrições continuam abertas e os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório 36, no Centro da Capital. Para informações entrar em contato através dos telefones: 3214-2923 ou 3214-3412.