João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte realiza exposição coletiva Urbanus com Carlos Djalma, Ítalo Sponja e Vant

segunda-feira, 23 de novembro de 2015 - 12:10 - Fotos:  Divulgação

O Centro Estadual de Arte (Cearte) promove a coletiva Urbanus, com os artistas plásticos Carlos Djalma, Ítalo Sponja e Vant Vaz, a partir desta quarta-feira (25). A exposição será realizada na galeria das 15 Portas, no Mosteiro de São Bento, na sede do Cearte, em João Pessoa.

Carlos Djalma apresentará 12 telas a óleo com cenas urbanas, pintadas em sua grande maioria quando morava em Bolonha, na Itália. As cenas mostram a noite da cidade, com carros, luzes e brilhos trazendo um universo realista, mas com toques oníricos.

Já Ítalo Sponja fará exposição de sete quadros de spray sobre tela e uma pintura feita diretamente na parede da galeria. Os quadros mostrarão um pouco do universo pop do artista, cheio de figuras femininas e sonhos, quase brincadeiras. Imagens urbanas que poderiam ter saído das ruas, calçadas e do atual universo dos desenhos animados. Uma espécie de diálogo com o inconsciente coletivo.

Já Vant Vaz apresenta um trabalho que é uma releitura ou samples (remetendo a cultura Hip-Hop) de desenhos em nanquim e grafite, aquarelas que sofreram intervenções com recursos gráficos do Photoshop. “As imagens remetem as aproximações do universo dos quadrinhos, zines, informativos underground, Pulp Fiction e Ficção Científica, rock e cultura pop alinhavados com conteúdo político que no fim é a essência de quase tudo que faço”, conta.

O evento contará com a presença dos artistas expositores e com algumas surpresas, para compor o clima de abertura e de festa.

“A ideia inicial é mesmo valorizar o espaço urbano, no Centro da cidade, além de proporcionar a união e boa convivência do sagrado e do profano. Afinal, a exposição acontece dentro de um mosteiro, mas nas paredes haverá uma arte voltada para todos os públicos. Além do sagrado e do profano”, explica o professor Dinho Zâmbia, curador da exposição.