Fale Conosco

8 de novembro de 2013

Cearte promove oficinas culturais em São Miguel de Taipu



Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e a arte, o ‘Projeto Circulandô’ do Centro Estadual de Arte (Cearte) promove, neste sábado e domingo (9 e 10), oficinas de música, dança, artes plásticas e apresentações cinematográficas no município de São Miguel de Taipu, a 40 km da Capital. A iniciativa pioneira acontecerá em escolas e espaços públicos do município para facilitar a participação da comunidade e visualização das apresentações nas sessões de cinema ao ar livre.

Nossa escola trabalha com todas as áreas de arte e suas variadas linguagens. Por isso, tivemos a ideia de descentralizar e expandir o ensino oferecendo oficinas no interior do Estado. Assim, estaremos proporcionando o direito à cultura com o apoio das gerências regionais de ensino e, quem sabe, descobrindo novos talentos que nunca tiveram oportunidade”, explicou a artista de dança e gestora educacional do Centro Estadual de Arte, Laura Moreno.

Além desse projeto, o Cearte mantém programas de extensão com oficinas nos bairros de Mandacaru, Cruz das Armas, Ilha do Bispo, Bairro dos Novaes e Bairro das Indústrias, em João Pessoa.

Oficinas - Na área de música, será ofertada a oficina “Ritmos Populares”, em frente ao Mercado Público, ministrada pelo professor Ely Porto. O treinamento é destinado a maiores de 12 anos. Os alunos irão aprender noções teóricas sobre alguns ritmos populares; audições direcionadas ao aprendizado de padrões rítmicos; exercícios práticos com o corpo e a voz; técnicas instrumentais para pandeiro, zabumbas e ganzás, além da execução de arranjos populares em práticas instrumentais.

Na dança, a professora Vanessa Lira será responsável pela oficina “Dança do Ventre”, voltada ao público feminino com idade superior a 12 anos. O curso oferecerá às alunas o conhecimento básico sobre a história dessa dança, seus benefícios, contexto cultural e mitos. Na prática, a participante também conhecerá os movimentos básicos. O curso será ministrado na Escola Municipal CIEM-HV.

Nas artes plásticas, a oficina “Escultura em Argila” será ministrada na Escola Estadual Maria da Luz pelo professor Fernando Soares. A oficina é voltada para professores que nunca ou pouco tiveram contato com a arte da cerâmica. A oficina tem a duração de 8 horas, dividida em dois dias, sendo 80% da oficina com aulas práticas.

Exibição de filmes na praça – Além das oficinas, o ‘Projeto Circulandô’ promoverá sessões gratuitas de cinema na praça, com curtas infantis e adultos, nos horários das 17h e 20h, respectivamente.

A programação adulta inclui os curtas, Sweet Karolyne; O Hóspede; O velho, o mar e o lago; Por umas cabaças a mais; O plano do cachorro e a felicidade dos peixes. Nove curtas compõem a programação infantil, são eles: Malasartes vai à feira; Disfarce explosivo; A velha a fiar; O homem que bota ovo; Garoto barba; Ernesto no país do futebol; Imagine uma menina com cabelos de Brasil; Calango e Rua das Tulipas.

Todas as oficinas ocorrerão simultaneamente em seus respectivos locais de realização. Os certificados serão entregues posteriormente pela equipe de coordenação do Cearte. As inscrições continuam abertas na Secretaria Municipal de Cultura e escolas públicas de São Miguel de Taipu.