João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte promove oficina de folguedos populares neste sábado

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 08:35 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Centro Estadual de Arte (Cearte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza, neste sábado (14), a oficina de Folguedos Populares (Boi de Reis) com o professor ‘Mestre Pirralhinho’, do Grupo Boi de Reis Estrela do Norte.

De acordo com a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, a oficina será uma oportunidade tanto para os alunos, independente da idade, de enriquecerem os conhecimentos sobre cultura popular. “Nosso objetivo é manter contatos e ampliar as redes de conexões com todas as formas de arte e produção cultural, seja popular ou erudita”, destacou Laura.

A oficina será gratuita e ministrada, no horário das 14h às 18h, com o intuito de resgatar a história do Boi de Reis, as origens da manifestação e, principalmente, a prática através da dança. O folguedo Boi de Reis é uma homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao bumba-meu-boi. O número de integrantes varia, formando alas com personagens do Boi, Pai Francisco, Catirina, Doutor, Ema, Vaqueiro e o Urubu.

Estrela do Norte – ‘Mestre Pirralhinho’ é filho do Mestre João do Boi. Ele integrou o Cavalo Marinho do Mestre Gasosa, em Bayeux, no papel do personagem Dama, além do Cavalo Marinho do Mestre João do Boi, como o Mateus.

A atividade é realizada em parceria com o Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos (FIC) que, entre os objetivos de estimular a cultura no Estado, promove a formação, capacitação e especializações artístico-culturais em estabelecimentos sem fins lucrativos. Além disso, o FIC contempla produção de discos, vídeos, filmes, edição de obras literárias, exposições, festivais de arte, espetáculos de artes cênicas, entre outros.

Serviço – As inscrições são gratuitas e estão abertas. Os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923/3412, 8860-9262 ou pelo e-mail oficinaboidereis@gmail.com.