João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte inscreve para cursos de dança, música, teatro e artes visuais

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 10:19 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Centro Estadual de Arte (Cearte) retoma, na próxima segunda-feira (18), as inscrições para os cursos semestrais nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais (fotografia, pintura, desenho) do ano letivo 2013. O prazo termina no final de fevereiro.

Na área de música, estão sendo oferecidos cursos de canto lírico, canto popular e teclado. Aos adeptos da dança serão ofertados cursos de dança clássica, contemporânea, salão e do ventre. Para os amantes do teatro farão parte da grade os cursos de jogos teatrais, improvisação, encenação e clown (palhaço).

As aulas serão iniciadas no dia 4 de março e cada turma comporta um número limitado de alunos. Por esse motivo, a coordenação do Cearte informa que os interessados devem procurar o Centro o mais rápido possível para efetuarem a matrícula.

“Através dos nossos 32 professores, capacitamos no ano passado cerca de 500 estudantes e, este ano, nossa meta é dobrar para mil, pois temos potencial, acrescido dos cursos de extensão”, destacou a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, lembrando que os cursos serão oferecidos nos três turnos para beneficiar todos os interessados.

Novos cursos – Além dos tradicionais cursos disponibilizados, este ano serão oferecidos três novos cursos, sendo o de “Fotografia Artesanal” com o professor Helder Oliveira, “Oficina Básica de Arte Contemporânea” com o professor Martinho Patrício e “Oficina de Figurino”, pela professora Tayná Macedo, cujo objetivo é ensinar a evolução e história do figurino.

De acordo com a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, outra novidade será a dinâmica aberta entre cursos para que cada estudante tenha seu trajeto dentro da escola e, assim, adquira uma visão ampla de todas as formas de arte. “Alguns cursos terão matérias interdisciplinares como o curso de História da Arte que vai entrar no universo do Canto Lírico ou, por exemplo, o de Construção de Projetos que vai discorrer na música”, explica.

Documentação – Os cursos são destinados prioritariamente aos estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública de ensino. No entanto, estão abertos a estudantes da rede privada e ao público em geral. No ato da inscrição os estudantes veteranos deverão comparecer apenas para reajustar a ficha cadastral. Já os novatos deverão apresentar histórico escolar acrescido de uma foto 3×4 e, os demais, devem apresentar documentos pessoais.

Para os estudantes da rede pública deve ser paga uma taxa semestral no valor de R$ 30. Já os estudantes da rede privada e o público em geral o valor é de R$ 80.

Serviço – Os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato através dos telefones 3214-2923 ou 3214-3412.