João Pessoa
Feed de Notícias

Cearte inaugura galeria e homenageia xilogravadora Rose Catão

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 09:39 - Fotos:  Sérgio Cavalcanti

Com a presença de artistas renomados, estudantes e apreciadores da arte, o Centro Estadual de Arte (Cearte) inaugurou, nessa quinta-feira (28), a Galeria das Quinze Portas. A solenidade aconteceu com a abertura da mostra ‘Atos – Discursos Emergentes sobre a Arte’, que fica em cartaz até 30 de janeiro de 2014.

A artista paraibana, xilogravadora e ex-professora do Cearte, Rose Catão, foi a homenageada do evento. Os visitantes da exposição puderam conferir algumas das principais peças xilográficas de seu acervo pessoal, entre elas, “O peixinho voador” (2001), “Trenzinho caipira” (2001), “Nas quebradas da vida não esqueci de você” (2004), “O mito do pássaro” (2006) e, as mais recentes, “Pensadores” (2011) e “O ver e o olhar” (2013).

Fiquei muito feliz com o convite para ser homenageada em um local em que passei 20 anos da minha vida. Hoje tenho o prazer chegar aqui e encontrar uma série de ex-alunos que já têm seus nomes consagrados na arte da gravura. Aqui, comecei ensinando história da arte, depois pintura e, por último a xilogravura. Só tenho a agradecer pelo reconhecimento e apoio que tenho recebido dessa nova equipe de gestão e parabenizo por este novo espaço de arte que a cidade e os paraibanos ganharam”, comemorou Rose Catão.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, prestigiou o evento e parabenizou o trabalho constante e bem executado do Cearte. “Essa escola se transformou na primeira escola técnica de artes da Paraíba, seguindo uma lógica do trabalho que está acontecendo dentro dela. Agora, ela se prepara em termos de conceitos para que se efetive desta maneira e que possa formar jovens artistas. Temos o privilégio de homenagear Rose Catão, que simboliza a educação, a formação de pessoas por meio da arte. É uma forma de homenagear a todos os artistas através dela. Essa galeria representa a vida e a arte que é o Cearte”, destacou.

De acordo com a gestora educacional do Centro Estadual de Arte, Laura Moreno, a abertura da Galeria das Quinze Portas é mais uma tarefa estimulante. “Abrimos um espaço de exposição para a produção de arte no nosso Estado, nossa terra, e isso é criar um mecanismo permanente de conquista de nossa identidade e de manutenção da nossa história”, revelou Laura.

O curador da Galeria das Quinze Portas, o fotógrafo Ricardo Peixoto, destacou a importância da abertura da galeria para o intercâmbio cultural e acesso da população às obras de arte. “A ideia é movimentar a arte, pois antes o que era um simples corredor de passagem, hoje se transformou numa galeria. Tudo muito simples, sem mistério, apenas basta ter bom senso. Esperamos, de agora em diante, trazer trabalhos de artistas de fora, levar a galeria para outros espaços para que a ideia se multiplique. Queremos que seja uma arte móvel, servindo de inspiração principalmente para nossos alunos”, observou.

Serviço – O Centro Estadual de Arte está instalado no Mosteiro de São Bento, no Centro de João Pessoa. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 e 3214-3412.