João Pessoa
Feed de Notícias

CDRM perfura 155 poços artesianos em pequenas comunidades rurais

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 17:37 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM), já perfurou este ano 155 poços artesianos. Até o final do ano está prevista a perfuração de mais 50 poços. Essa é uma das ações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Estiagem nos municípios que decretaram situação de emergência.

Na próxima semana, a programação prevê a perfuração de poços nos municípios de Cuité e Mamanguape. Na sequência São João do Cariri, Parari e Nazarezinho. Também serão perfurados poços em Cajazeiras e Catingueira.

As demandas para abrir poços são do Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar e Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), em atendimento a pleitos de associações de comunidades rurais.

O chefe da Divisão de Hidrogeologia e Sondagens da CDRM, Milton Mafra, informou que a solicitação de poços também chega por meio de projetos apresentados nas plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).

Os poços são perfurados em pequenas comunidades rurais e cada um atende em média a demanda de cinco ou mais famílias. A profundidade máxima desses poços é de 50 metros, mas a média tem sido 35 metros. A vida útil de um poço, de acordo com a vazão de 1.500 litros por hora, é de mais de 20 anos. No Cariri, quando a água não é própria para o consumo humano, é utilizada para atender os rebanhos.