João Pessoa
Feed de Notícias

Cavaleiro do Bolsa Atleta vence etapa do Circuito de Hipismo

segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 17:24 - Fotos:  Diego Nóbrega

O cavaleiro Gabriel José foi o campeão da VI etapa do Circuito Norte/Nordeste de Hipismo, na prova com obstáculos de 1,3m. A competição foi realizada na capital paraibana e encerrada neste domingo (29). Líder isolado do ranking regional, Gabriel tem 15 anos e faz parte do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado. Ele já havia vencido a etapa anterior, em Fortaleza, e voltou ao lugar mais alto do pódio em casa.

“Foi difícil, mas deu tudo certo e fui bem. Estou na primeira colocação e agora vou treinar bastante de olho na próxima etapa, que acontece em Natal. Se vencer lá também, creio que posso até conquistar o título da temporada”, planeja o atleta. Vale destacar que, além da disputa em terras potiguares, mais duas etapas serão realizadas até o final do ano: Salvador e Recife.

Gabriel já esteve por seis vezes no topo do ranking regional e outras duas vezes no nacional. Para manter o bom desempenho, ele não abre mão dos treinos. “Duas vezes por mês vou para Fortaleza treinar. Minha égua fica lá e é onde está meu treinador também”, contou. Além disso, durante a semana, ele participa de três sessões de treinos em João Pessoa.

A outra participante do Programa Bolsa Atleta, que competiu neste fim de semana, é Gabrielle Caroline. Atual líder do ranking regional, ela teve problemas na prova mas o instrutor, Jorge Luiz Passamani, segue confiante. “Começamos o ano com uma expectativa boa. Ela foi 5º lugar no ranking nacional, no ano passado, e hoje é vice-líder e a melhor do Nordeste”, comentou Jorge. Gabrielle estuda agora a possibilidade de disputar uma competição em São Paulo, neste mês de outubro. A ideia é somar pontos para o ranking nacional.

O hipismo recebe apoio do Governo do Estado. O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, explica que a meta é investir em todas as modalidades. “O Governo do Estado tem uma política de fomentar o esporte seja qual for a modalidade. Com base nisso, a Paraíba vem se destacando nas mais diversas disputas pelo Brasil”, observou o secretário.

Pelo Circuito Norte/Nordeste, a dupla paraibana só volta a competir nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Natal-RN.