Fale Conosco

11 de outubro de 2012

Cavalaria da Polícia Militar diverte alunos de escola pública no Rangel



Os alunos da Escola Agostinho Fonseca Neto, no bairro do Rangel, em João Pessoa, tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (11). Eles participaram de uma festa, promovida pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB), em parceria com a diretoria da instituição.

“É tão bom andar de cavalo. Eu quero ser policial quando eu crescer”, disse, animada, a pequena Clécia Vieira, 7 anos, após passear em um dos cavalos da Polícia Militar. Os animais foram levados pelo comando do Regimento de Policiamento Montando (RPMont) para animar a festa em alusão ao Dia das Crianças.

Algodão doce, pipoca, churros e picolé foram distribuídos durante o evento, que teve início por volta das 8h e durou por toda a manhã. Como o colégio possui 300 alunos, também foram organizadas diversas oficinas, por sala, e os grupos se revezavam para participar de todas as atividades, entre elas judô, cinema, karaokê, pintura, recreação e lazer.

As crianças ainda foram presenteadas com brinquedos arrecadados pela Cavalaria da PM, por meio de doações dos próprios policiais e da comunidade. “Essa atividade faz parte da filosofia que o comando geral passa para gente, que é a de aproximação com a comunidade, não só para fazer serviço de policiamento, mas também para resolver os conflitos internos. Nós estamos tendo uma ótima aceitação por parte da comunidade e dos gestores”, destacou o comandante do RPMont, tenente coronel José Anchieta Leite.

Ele lembrou, ainda, que a polícia é um mediador social e é essencial que ela trabalhe tendo a colaboração da comunidade. A diretora da Escola Agostinho Fonseca Neto, Cristina Novaes, agradeceu o trabalho da Polícia Militar e afirmou que a comunidade tem outra visão do que é a polícia.

“Percebemos, acima de tudo, que a Polícia Militar quando se une a escola fortalece o nosso trabalho e deixa de ter essa avaliação que a comunidade fazia de que polícia simboliza repressão. Polícia simboliza fortaleza e força. A Polícia Militar hoje é parceira nossa, contribuindo de forma magnífica para um trabalho de educação e prevenção”, pontuou. Segundo ela, a atividade que aconteceu em alusão ao Dia das Crianças também teve a colaboração do Rotary Club.

O Rangel, assim como mais sete áreas da Capital, possui uma Unidade de Polícia Solidária (UPS). O local, de responsabilidade do efetivo da Cavalaria, tem policiamento durante 24h e um serviço de Linha Solidária (8797-2717) com a PM.