João Pessoa
Feed de Notícias

Catolé terá Estação Experimental da Emepa para pesquisas com bovinos

segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 17:57 - Fotos: 

O secretário executivo da Pecuária, Newton Marinho, revelou que por determinação do governador José Maranhão, a cidade de Catolé do Rocha terá uma nova Estação Experimental da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), devolvendo ao município o status de antes, quando era referência em experiências com bovinos.

Em Riacho dos Cavalos foi extinta há alguns anos a Estação Experimental, tendo sido invadida por agricultores sem terra. Ele contou que o plantel do gado pardo suíço está disperso, inclusive com o melhor da genética na empresa de pesquisa agropecuária do Rio Grande do Norte, no município de Cruzeta. O pardo suíço faz parte do lastro genético da produção de leite no Sertão, principalmente na região polarizada por Catolé do Rocha.

“A respeito do rebanho bovino, a Paraíba tem um plantel muito bom do gado gir leiteiro. No passado, a Embrapa quis se desfazer do projeto, mas, o então governador e atual governante do Estado foi a Brasília e conseguiu reverter a situação. O Estado assumiu, através da Emepa, o gado e a Estação Experimental de Umbuzeiro”, disse.

O mesmo aconteceu com o guzerá leiteiro da Estação de Alagoinha. “O governo paraibano desenvolve um excelente trabalho nas duas unidades da Emepa. Depois, surgiu a experiência com o gado sindi, um animal de menor porte, porém muito bom em produção de leite e de carne”, acrescentou o secretário da Pecuária.

Quanto à raça nerole, a cidade de Uberaba, em Minas Gerais, é a ‘Meca do Zebu’ na América Latina. Na Paraíba, as associações de criadores dispõem de sêmen através da Associção Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Newton lembrou que a maioria do rebanho paraibano de bovinos é constituída por animais mestiços, mas em termos de gado puro o nelore é o maior rebanho.

Josélio Carneiro, da Secom-PB