Fale Conosco

23 de abril de 2012

Catolé do Rocha recebe atividade itinerante para articulação de rede de proteção contra homofobia



A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), por meio do Espaço LGBT, realiza nesta terça-feira (24), na cidade de Catolé do Rocha, uma atividade itinerante com atendimento jurídico e psicossocial à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) da localidade.

O serviço acontece das 8h às 16h, na Sede do Creas do município sertanejo e também reunirá a população LGBT dos municípios vizinhos como Riacho dos Cavalos, São Bento, Pombal, Santa Cruz, Malta, Patos, Cajazeiras, Brejo do Cruz, Mato Grosso, Belém do Brejo do Cruz, Bonsucesso, Brejo dos Santos, Jericó, São José Brejo do Cruz e Paulista.

A atividade itinerante tem o objetivo de implementar a interiorização de políticas para a comunidade LGBT e é uma realização da Gerência de Direitos Sexuais e LGBT/Semdh, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), Grupo Fórum LGBT de Catolé do Rocha, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regional e Municipal e secretarias municipais de Assistência Social.

Articulação – Além do atendimento multiprofissional à população LGBT, também será realizado um encontro para articular a formação da Rede de Proteção dos Direitos LGBT com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de violação de direitos de LGBT, bem como ampliar e fortalecer o atendimento às demandas dessa população.

A reunião acontecerá a partir das 8h, no auditório do Centro de Cultura Geraldo Vandré, mobilizando 15 municípios da região. Foram convidados representantes de diversas entidades governamentais de saúde, educação, assistência social e de defesa e segurança pública da região, além de técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e representantes das secretarias municipais de Assistência Social de municípios da região.

Espaço LGBT – O Espaço LGBT é um Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT) implantado em 2011, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que se destina à promoção da cidadania, defesa dos direitos humanos de LGBT e ao combate à homofobia e à discriminação devido a orientação sexual e identidade de gênero. O Espaço LGBT funciona na Praça Dom Adauto, 58, Centro, João Pessoa – PB. E-mail: espacolgbt@semdh.pb.gov.br.