João Pessoa
Feed de Notícias

Catadores de material reciclado participam de seminário sobre política de resíduos sólidos na Empasa

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 16:53 - Fotos: 

Os 12 catadores de material reciclado que atuam nas dependências da sede da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) participaram de um seminário, por meio de vídeocoferência, durante esta sexta-feira (28), em uma sala do entreposto em João Pessoa, tendo como tema “Experiência da Coleta Seletiva e Subsídios para Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

O seminário foi organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que tem a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como mediadora local, e objetiva refletir o papel do catador das cooperativas e associações para implantação da política nacional dos resíduos sólidos. A responsável pela organização local é a professora Maria de Fátima Ferreira, que leciona no Centro de Ciências Biológicas da UEPB – Campus V. Ela destacou o trabalho realizado pela Empasa em cumprimento à Lei 12.305, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. “A empresa abrange a inclusão produtiva e social de padrão para o catador que faz o serviço tido como invisível”, disse a professora.

“Nós – pois somos uma equipe de professores e estudantes, aí incluo a professora Luciene Martins –, trabalhamos com dez grupos na cidade de João Pessoa, a exemplo de Mandacaru, Mangabeira, Timbó, São Rafael, Ilha do Bispo, Vale das Palmeiras, catadores do Aterro Sanitário e Acordo Verde, e na Empasa a valorização eleva a autoestima dos catadores, quando oferece formação, saúde (vacinas), direito social, e, acima de tudo, o reconhecimento como cidadão”, ressaltou.

De acordo com presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, “o princípio da participação social, que é o nosso caso, incentiva a atuação da sociedade organizada e sua ampliação para atuar em processos naturais como esse dos catadores aqui na Empasa, e assim promover a gestão integrada e efetiva para o bem de todos”.

Um dos incentivos para a participação dos catadores nesse tipo de formação, como foi o seminário, é que para eles não perderem o dia de trabalho a recompensa vem por meio de cestas básicas que são doadas para suas famílias pela ausência na catação. Outras ações estão previstas para acontecer com os catadores da Empasa.