João Pessoa
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Casas da Cidadania realizaram mais de 1,4 milhão de atendimentos em 2009

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 12:10 - Fotos: 
Os paraibanos usaram bastante os serviços oferecidos pelo Programa Estadual de Atendimento ao Cidadão (Prosocial), executado através das sete Casas da Cidadania em funcionamento no estado, vinculadas à Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária.

Dados da Gerência Executiva revelam que, no ano passado, foram processados 1.414.278 serviços e atendimentos ao público. A unidade de Tambiá, com 529.509 registros foi a que teve maior movimento, seguida da de Campina Grande (com 460.300 atendimentos) e da de Guarabira (com 115.905 serviços).

O Programa de Atendimento ao Cidadão oferece a prestação de serviços de vários órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, em um único ambiente. Desde que foram instaladas a partir de 2001, as casas da cidadania já realizaram 9.150.278 de atendimentos.

Os maiores volumes e demandas variam em cada unidade, mas alguns são comuns, como a grande procura pela retirada de documentos como a carteira de identidade; solicitações junto ao Detran, à Cagepa e, também, no box do SINE. Em relação às empresas privadas, os serviços mais procurados são pagamentos de taxas nos caixas do Multibank e resolução de problemas junto à Energisa e à Oi.

A prestação de serviços oferecidos contribui efetivamente para a promoção de cidadania. Através das casas da cidadania, o Governo do Estado consegue ampliar os canais de comunicação entre o Estado e o cidadão, centralizar num mesmo espaço físico vários serviços; facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos; prestar atendimento de padrão de qualidade, eficiência e rapidez; simplificar as obrigações de natureza burocrática. Para este ano, estão programadas abertura de mais duas unidades em João Pessoa (nos bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo) e uma em Santa Rita.

Serviços prestados

Assinaturas de: A UNIÃO, D.O.E. e Diário da Justiça.
Assistência judiciária gratuita.
Atestado de antecedentes criminais e carteira de identidade.
Cadastramento para o 1º Emprego e seguro desemprego…
Consulta Processual – TELEJUDICIÁRIO
Emissão de Carteira Profissional.
Emissão de guias, certidão negativa, nota fiscal avulsa e orientações ao contribuinte.
Emissão de passaporte.
Empréstimo para pequenos negócios (FAC Inscrição da 1ª via de CPF, situação e consulta cadastral).
IPTU, ISS, TCR, informações sobre débitos e alvarás, atualização de dados cadastrais.
Pagamentos e vendas cartões pré-pagos e Telesena.
Renovação da carteira de habilitação, licenciamento de veículos.
Serviços de orientação e defesa do consumidor.
Solicitação de OI Fixo e Velox, fatura detalhada, atualização de endereço.
Solicitação de ligação de água, 2ª via de conta, parcelamento de débitos, vistoria.
Solicitação de ligação de energia, 2ª via de conta, religação, vistoria.

CASAS DA CIDADANIA    2001    2002    2003    2004    2005    2006    2007    2008    2009    TOTAL
CABEDELO/PB     –      –      –      –      –      –     46.097    39.562    44.628    130.287
CAMPINA GRANDE/PB     –     -    136.203    287.920    312.448    338.299    481.683    465.541    460.300    2.482.394
GUARABIRA/PB     –     16.297    50.754    79.917    102.794    116.665    129.692    131.118    115.905    743.142
JAGUARIBE-JPA/PB    196.694    315.779    379.794    410.896    393.921    365.112    232.405    365.921    49204    2.709.726
MANAÍRA-JPA/PB     –      –      –      –      –      –      –     4.005    99.386    103.391
PATOS/PB     –      –      –      –     18.434    90.598    127.486    127.601    115589    479.708
TAMBIÁ-JPA/PB     –     -    141.696    323.266    342.192    344.709    386.615    433.643    529.509    2.501.630
TOTAL GERAL    196.694    332.076    708.447    1.101.999    1.169.789    1.255.383    1.403.978    1.567.391    1.414.521    9.150.278

 

Naná Garcez. da Secom