João Pessoa
Feed de Notícias

Casa do Estudante passa por reforma e oferecerá mais espaço

quarta-feira, 12 de setembro de 2012 - 16:57 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Iniciada há cerca de um mês, a reforma da Fundação Casa do Estudante da Paraíba (Funecap) deverá prosseguir até meados de março, propiciando melhores condições aos estudantes e visando ampliar a oferta de vagas para 2013. Respeitando o tombamento histórico da área, serão feitas reformas físicas e estruturais, ampliando espaços e adquirindo equipamentos para a Fundação. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão – com recursos próprios do Governo do Estado.

A Casa do Estudante possui quatro blocos para residência, contendo em cada bloco 12 quartos, e cada um desses quartos comportam dois residentes, totalizando 24 residentes por bloco. Atualmente, há aproximadamente 35 residentes alocados nas dependências, de acordo com diretora técnica da Funecap, Priscilla Gomes. “Não houve prejuízo para alocação desses residentes. Dois blocos estão sendo utilizados pelos residentes e os outros dois estão sendo reconstruídos. Somente após o término da reforma desses dois blocos, os residentes serão remanejados, possibilitando, assim, a reforma dos outros dois”, explicou.

A direção explicou que a Funecap está numa localidade tombada, por isso grandes modificações não são permitidas em sua estrutura. Com a reforma, estão sendo ampliados os espaços dos quartos para os residentes. Isto reduzirá o número de estudantes por bloco, porém os quartos terão seus espaços ampliados. “Hoje, o espaço é mínimo para manter condições dignas e confortáveis de moradia”, disse a diretora técnica.

Entre os novos espaços, estão previstos quadra de areia, acessibilidade em todos os espaços da Casa, (contando com um quarto com acessibilidade para deficientes físicos), construção de centro médico e uma sala de TV e jogos, que será utilizada para os momentos de reuniões, palestras e lazer de todos: residentes, diretores, funcionários e convidados. “Toda a estrutura da direção, os setores, a biblioteca, a sala de informática, cozinha e refeitório, também passarão por modificações, seja reparos e/ou melhorias, ou até mesmo ampliação”, acrescentou Priscilla Gomes.

Com relação à aquisição de equipamentos, a direção da Funecap informou que, em aproximadamente um ano e nove meses de gestão, conseguiram mudar e trazer novos equipamentos eletro-eletrônicos para as dependências, desde materiais para a cozinha até computadores para a administração e para os residentes. “Após a reforma, teremos novos aparelhos que objetivem o conforto dos residentes e possibilitem praticidade para o funcionamento da Casa do Estudante”, adiantou a diretora técnica.

Priscilla acrescentou que alguns dos materiais esportivos serão adquiridos antes do término da reforma, por meio de uma parceria com uma associação de judô.” Outros materiais já existem, como bolas de vôlei e futebol, que também serão renovados, bem como a rede de vôlei e as traves de futebol, que serão entregues ao fim da reestruturação”, explicou.

Histórico – A Fundação Casa do Estudante completou 75 anos de existência em março deste ano. Está situada à Rua da Areia, 567, no Centro de João Pessoa, e ao longo de sua história abrigou um leque de personalidades políticas e intelectuais, entre elas: os ex-governadores Wilson Braga e Dorgival Terceiro Neto, o ex-ministro Mailson da Nóbrega, o ex-senador François Leite Chaves, o falecido poeta Jansen Filho, o jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues e o cantor, compositor e atual secretário de Estado da Cultura