João Pessoa
Feed de Notícias

Casa do Estudante abre vagas para futuros residentes

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 - 15:51 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

Estudantes oriundos do interior da Paraíba interessados em estudar em João Pessoa, poderão se inscrever na Fundação Casa do Estudante da Paraíba (Funecap) para utilizá-la como residência estudantil. As inscrições acontecem presencialmente, na própria Casa, localizada Rua da Areia, nº 567, Centro, João Pessoa. Estão sendo oferecidas 40 vagas e os interessados podem comparecer ao local das 8h às 12h e 14h às 18h.

Os interessados devem ser oriundos do interior do Estado da Paraíba. As vagas são destinadas a estudantes do sexo masculino, reconhecidamente carentes e comprovadamente matriculados na Rede Pública de Ensino Médio da cidade de João Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, salvo quando estiver exercendo alguma atividade laboral nos referidos turnos; ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente, no ato da inscrição, os documentos exigidos.

No caso de exercer atividade empregatícia, mesmo que comprovada, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da direção da Casa.

A documentação exigida do candidato e demais membros da família residentes no mesmo domicílio são: cópia de RG e CPF; comprovante de rendimento (IR, INSS, contracheque, declaração do contador ou sindicato rural); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel); histórico escolar e comprovante de matrícula; uma foto 3×4; atestado de conduta; autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório.

Para permanecer na Funecap, os residentes deverão se submeter às seguintes exigências: ter no mínimo 75% de freqüência escolar durante o ano letivo; lograr aprovação na série matriculada; cumprir as normas e diretrizes internas da Casa.

Em 2013, serão oferecidas 40 vagas para recadastramento dos remanescentes do ano anterior e a inclusão de novos residentes. As vagas não preenchidas serão ofertadas a estudantes que já tenham concluído o ensino médio e estejam matriculados em cursinhos preparatórios para o vestibular mantidos por entidades públicas, obedecidos aos demais critérios de seleção. Segundo o Othon Gama, diretor executivo da Casa do Estudante, a procura tem sido boa.

A seleção será feita por meio de avaliação e de entrevista com os candidatos. O resultado dos novos candidatos deverá ser divulgado ate o dia 7 de fevereiro e o período de recadastramentos dos residentes está previsto para os dias entre 7 e 15 de fevereiro.

Esclarecimentos e informações poderão ser obtidos através dos telefones: (83) 3218-4252 e 3218-4253.

Reforma – Após uma reforma emergencial em 2011, no ano passado foi iniciada uma reforma mais ampla e estrutural. Nesta revitalização, estão previstas melhorias e novas construções, como quadra de areia, acessibilidade em todos os espaços da Casa, (contando com um quarto com acessibilidade para deficientes físicos), construção de centro médico e uma sala de TV e jogos, que será utilizada para os momentos de reuniões, palestras e lazer. “Toda a estrutura da direção, os setores, a biblioteca, a sala de informática, cozinha e refeitório também passarão por modificações, sejam reparos e melhorias, ou até mesmo ampliação”, acrescentou a diretora técnica da Funecap, Priscilla Gomes.

Histórico – A Fundação Casa do Estudante completa 76 anos de existência em 2013. Ao longo de sua história abrigou um leque de personalidades políticas e intelectuais, entre elas: os ex-governadores Wilson Braga e Dorgival Terceiro Neto, o ex-ministro Mailson da Nóbrega, o ex-senador François Leite Chaves, o falecido poeta Jansen Filho, o jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues e o cantor, compositor e atual secretário de Estado da Cultura, Chico César.