João Pessoa
Feed de Notícias

Casa do Artista Popular terá oficinas e desfile de moda na Semana do Museu

segunda-feira, 13 de maio de 2013 - 08:50 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Oficinas de mamulengo em papel machê, desfile de moda com fuxico e palestra vão marcar a 11ª Semana de Museus na Casa do Artista Popular “Janete Costa”, em João Pessoa, nos dias 15 e 16 de maio. O evento acontece anualmente e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Todos os museus do país se mobilizam para realizar atividades comemorativas durante toda semana com palestras, oficinas, discussões, tudo com enfoque no tema que nos é enviando. Este ano, a 11ª Semana de Museus tem como tema: Museus (Criatividade + Memória) = Mudança Social, segundo informou a diretora da Casa do Artista Popular, Maria Luiza Barreto.

Artesanato - No dia 15, a artesã Josefa Noronha ministra oficinas de mamulengo nos turnos da manhã e da tarde para alunos de nove a 13 anos de duas escolas. Durante a manhã, a oficina será para os estudantes da Escola Municipal Carlos Neves da França. À tarde, para alunos do Centro de Desenvolvimento Infantil. No ambiente vai estar montada a exposição com mamulengos confeccionados pela artesã.

Josefa Noronha é inscrita no Programa do Artesanato da Paraíba. Sua arte é reconhecida em vários estados brasileiros. “Nas oficinas vou ensinar aos meninos e meninas a técnica do papel machê na confecção de mamulengos. Ao final, cada um levará seus bonecos para casa”, adiantou a artista popular.

Josefa é especialista em fantoche de luva. “Agora estou fazendo um trabalho encomendado por um turista de Natal. O tema é sobre a mãe desse turista dos oito aos 90 anos de idade. Ele vai homenagear sua mãe montando uma peça teatral com os mamulengos”, contou.

Josefa Noronha mora no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e seu ateliê funciona em sua casa. A demanda é grande e a artesã tem a ajuda de duas filhas e do marido quando ele está de folga do trabalho. “Estou sempre criando bonecos diferentes e uso papelão, tecido, lã, espuma, caixa de leite, de pizza, gosto muito de reciclar e se vendo bem é porque meu trabalho está agradando”, enfatizou. Contatos com a artesã podem ser feitos pelo celular 8838-7325.

Palestra – Nesse mesmo dia, o professor José Nilton da Silva, curador do Artesanato Paraibano, ministra palestra sobre a Função do Teatro de Bonecos na Educação Infantil. Às 19h, haverá no pátio externo do Museu a apresentação de uma peça com a Cia de Arte Ferreiros.

Moda - No dia 16, as técnicas em produção de moda Vanda Costa e Vanessa Guimarães apresentarão um desfile com 20 modelos não profissionais utilizando roupas confeccionadas com a renda fuxico. As roupas para o desfile denominado ‘Fuxicando na Moda’ estão sendo produzidas por Vanda e Vanessa com algodão cru e chitas. São 20 looks inspirados no artesanato paraibano e com materiais reciclados.

Vanda Costa é empreendedora e sua microempresa é a Xodó Fashion, em João Pessoa. Seu ateliê funciona em sua casa, no conjunto Castelo Branco. Sobre o desfile ela revela que é resultado do curso de Produção de Moda que fez na Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) com o professor Léo Mendonça “A gente vai apresentar o desfile Fuxicando com Moda, trazendo o artesanato fuxico para o desfile com 20 modelos e a criação minha e de Vanessa Guimarães e o patrocínio é nosso mesmo”, observou.

Vanessa Guimarães afirmou que está bastante empolgada com a confecção das roupas junto com sua amiga Vanda Costa e que as modelos não profissionais estão sendo convidadas por elas. A jovem quer se especializar no mundo da moda e está estudando modelagem e costura. “A coleção deverá ser vendida após o desfile do dia 16 e quem tiver interesse nós aceitamos encomendas”, disse Vanessa. Seu ateliê está sendo montado em sua residência no bairro de Tambauzinho. A coleção que será usada pelas modelos no desfile Fuxicando com Moda é para jovens e senhoras. Contatos com as produtoras de moda podem ser feitos pelo e-mail vandagcosta@hotmail.com.