João Pessoa
Feed de Notícias

Casa do Artista Popular participa da Semana de Museus

quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 16:39 - Fotos: 

Casa do Artista Popular (Foto: Walter Rafael)

O Museu Casa do Artista Popular está participando da 10ª Semana de Museus, que acontece em todo o país desde o dia 14 até 20 de maio, cujo tema central é Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.

Na manhã desta quarta-feira (16), a Casa do Artista Popular, localizada na Praça da Independência, centro de João Pessoa, promoveu uma palestra com o professor de modas Léo Mendonça, coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia,   que expôs sobre “A Moda Exposta como Arte e História nos Museus”.

Leo Mendonça é professor de História da Arte  da Moda e em sua palestra traçou uma síntese da moda, da arte incluindo os museus no Brasil e no mundo, do princípio aos dias atuais. “O museu expõe, exibe e apresenta todo um contexto social, político e tudo que envolve o ser humano”, destacou Mendonça. Ele ressaltou a importância do Museu Casa do Artista Popular que expõe “de maneira exemplar” as tipologias do artesanato paraibano.

Nesta sexta-feira (18), às 10h, Dia Internacional do Museu, a Casa do Artista Popular vai promover uma apresentação de mamulengos com os mestres Clóvis e Clébio, de Guarabira, com o ‘boneco Babau’.

De acordo com o Ministério da Cultura, a 10ª Semana de Museus realiza 3.420 eventos, inscritos por 1.114 museus e organizações culturais de 513 cidades brasileiras. A promoção é do Ibram/MinC em parceria com os museus brasileiros.

A diretora do Museu Casa do Artista Popular, Malu Barreto, ressalta a importância dos museus do ponto de vista cultural e histórico e, nesse sentido, a Casa tem sido referência na área do artesanato paraibano. Por mês, uma média de 800 a 1.500 turistas visitam o ambiente.

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

A casa – O Museu Casa do Artista Popular foi inaugurado em 2006, com o objetivo de reunir o que há de mais representativo do artesanato e da arte popular paraibana, no intuito de preservar atividades artesanais desde sua história, crenças e costumes. No local, é possível encontrar um acervo de mais de 1,5 mil peças, provenientes de artesãos de 54 municípios paraibanos.

A instituição está localizada na Praça da Independência, 56, no Centro, em João Pessoa. O museu está aberto para visitas de terça à sexta, das 9h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3221-2267.