Fale Conosco

26 de abril de 2012

Casa do Artista Popular define programação para Semana Nacional de Museus



O Museu Casa do Artista Popular, em João Pessoa, divulgou a programação da Semana Nacional de Museus 2012. O evento acontece entre os dias 14 e 20 de maio, em todo país. Na Paraíba, o espaço que integra o Programa de Artesanato do Governo do Estado realiza dois dias de atividades abertas ao público. Estão previstos uma palestra com o tema moda e arte, além de um show de mamulengos.

A Semana Nacional de Museus é organizada, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tomando como referência o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Este ano, o evento chega a décima edição com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”. Por todo o País, as instituições se mobilizam e promovem atividades para marcar a data.

Cada museu tem autonomia para definir a própria programação e, em seguida, enviá-la ao Ibram, que prepara o catálogo oficial, indicando as atividades da Semana Nacional de Museus em todas as unidades da federação. No Museu Casa do Artista Popular, a programação começa no dia 16, às 10h, com a palestra “A moda exposta como arte e história nos museus”. Ela será ministrada pelo coordenador da Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba (Funetec), Léo Mendonça.

Já no dia 18, também às 10h, acontecerá show do Mestre Clóvis com o boneco Babau e do ventríloquo Mestre Clébio, interagindo com o público por meio de brincadeiras que enfatizarão a cultura do paraibano. De acordo com Maria Luísa Barreto, diretora do Museu Casa do Artista Popular, a programação da instituição foi elaborada com foco na temática da Semana.

“Muitas pessoas ainda não têm a visão da moda e do artesanato como arte. Mas eles são. Inclusive, existem museus no Brasil específicos para esses segmentos. A moda compõe um acervo cultural e os bonecos são figuras culturalmente importantes. Por isso, precisam ser destacados”, explica a diretora. No primeiro dia de atividades, o Museu Casa do Artista Popular vai receber a visita de alunos do curso técnico de Produção de Moda da Funetec. Já no segundo dia, estarão presentes os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Albuquerque Burity.

A casa – O Museu Casa do Artista Popular foi inaugurado em 2006 com o objetivo de reunir o que há de mais representativo do artesanato e da arte popular paraibana, no intuito de preservar atividades artesanais desde sua história, crenças e costumes. No local, é possível encontrar um acervo de mais de 1,5 mil peças, provenientes de artesãos de 54 municípios paraibanos.

A instituição está localizada na Praça da Independência, 56, no Centro, em João Pessoa. O museu está aberto para visitas de terça à sexta, das 9h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3221-2267.