João Pessoa
Feed de Notícias

Casa do Artista Popular abre programação da Semana Nacional dos Museus

terça-feira, 19 de maio de 2015 - 12:35 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira

Na manhã desta terça-feira (19), o Governo do Estado, por meio do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, deu início a sua programação dentro da 13ª Semana de Museus, com abertura da exposição “O Esplendor do ferro aos olhos de Deus”, do artista João de Deus Cavalcante. As atividades fazem parte das comemorações nacionais promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e na Paraíba, a programação segue até esta quinta-feira (21).

A partir das 14h desta terça-feira (19), haverá apresentação de violino de Amanda Miranda de Alexandria Leite, portadora de Síndrome de Down. As atividades acontecem na sede da instituição, localizada na Praça da Independência, nº 56, Centro, João Pessoa.

Segundo a diretora do Museu Casa do Artista Popular, Pedrita Tavares, há anos a Paraíba participa do evento nacional e nos últimos quatro anos tem recebido atividades. Ela também lembra que o tema nacional promovido pelo Ibram é “Museus para uma sociedade sustentável”. Assim, toda a programação está girando em torno da temática.

Pedrita Tavares observa que por isso foi escolhido o trabalho do artista João de Deus Cavalcanti, que se utiliza de restos e sucatas de aço, flandres e ferro para sua arte, transformando-os em brinquedos, caminhões, motos, carros e esculturas. Também dentro da temática está a oficina de produção de sacolas e flores com a reutilização de papéis de revistas para crianças portadoras de necessidades especiais da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Na quinta-feira (21), das 14h às 17h, será realizada a oficina de confecção de bijuterias de papel e retalhos resultando em um artesanato ecológico, ministrada pela artesã e professora Kátia Suênia Queiroz do Bú. A iniciativa busca incentivar mudanças de atitude com relação a comportamentos que diminuam o impacto ambiental causado pelo lixo produzido pela sociedade.

No Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, todos os dias os visitantes poderão participar de diversas ações gratuitamente. “Nós vamos cumprir agendas que são previamente inscritas no calendário do Ibram e divulgadas em seu catálogo para todo o Brasil. Entre as atividades disponíveis estão exposições artísticas, apresentações e oficinas”, declarou Pedrita Tavares.

Semana de Museus – Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece simultaneamente em todo o país. No período proposto, todos os museus do Brasil se mobilizam e apresentam diversas atividades com muita criatividade e dinâmica.

Por meio de material oficial, o Ibram afirma que a sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea e que “Museus para uma sociedade sustentável” é o tema lançado pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2015. A data é celebrada no Brasil com a Semana Nacional de Museus e sua 13ª edição, ao abraçar a proposta do Icom, enfatiza o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade, seja por meio de boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

Nacionalmente, estão previstas 4.570 atividades preparadas por 1.378 museus de todo o Brasil para a Semana de Museus de 2015. Na Paraíba, participam museus das cidades de Areia, Bananeiras, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Poço de José de Moura, Prata, Santa Luzia, São João do Rio do Peixe e Soledade. A programação completa pode ser conferida em www.museus.gov.br.