Fale Conosco

29 de novembro de 2011

Casa de José Américo realiza projeto ‘Acesso Cidadão’ no sábado



Coincidindo com as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, acontecerá neste sábado (3), às 9h, a abertura das ações do projeto “Acesso cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura”, na Fundação Casa de José Américo, na Av. Cabo Branco. O projeto beneficiará pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida por meio de ações que possibilitarão o acesso a atividades artístico-culturais e esportivas a serem realizadas na orla marítima de João Pessoa.

Realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Fundação Casa de José Américo (FCJA), a Prefeitura de João Pessoa e a ONG Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social), o projeto é considerado pioneiro no Brasil, por promover a inclusão social e o acesso simultâneo das pessoas com deficiência às atividades de esporte, cultura e lazer. Por meio do projeto, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão acesso ao conhecimento na FCJA e, de lá, vão praticar esporte na praia, já que a fundação está à na Avenida Cabo Branco.

Ainda são objetivos do projeto aprofundar as relações entre a instituição e a sociedade, capacitar e formar equipes de profissionais especializados no atendimento à pessoa com deficiência nas áreas de saúde, esporte e lazer adaptados; incentivar a participação e integração dos familiares de pessoas com deficiência; assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais; e conscientizar sobre a necessidade  de facilitar a vida da pessoa com deficiência.

Para desenvolver o projeto, as três instituições assinaram um termo de cooperação no dia 16 de agosto.