João Pessoa
Feed de Notícias

Casa de Carii e DJ Monkey Star agitam edição de agosto do Bailaço

sexta-feira, 19 de agosto de 2016 - 12:31 - Fotos:  Divulgação

 A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e a DJ Monkey Star são as atrações de mais uma edição do Projeto Bailaço, referente ao mês de agosto. As apresentações serão neste sábado (20), no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural (Funesc), a partir das 20h, em João Pessoa. O evento, que conta com o coreógrafo e multiartista Vant Vaz (da Tribo Ethnos) como host, tem entrada gratuita.

Bailaço é um projeto da Fundação Espaço Cultural da Paraíba realizado com o apoio do Fórum Permanente de Dança de João Pessoa e do Ambassador. A noite começa com apresentação da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, que mostrará o espetáculo Casa de Carii. Em seguida, a DJ Monkey Star colocará o público para dançar. A festa é aberta para liberar a criatividade ao som do ritmo preferido.

O objetivo do evento é dar espaço e visibilidade à arte da dança. O Bailaço é um espaço de encontro e integração das diferentes linguagens da dança onde a intenção é criar um momento de diversão, no qual cada pessoa possa interagir com bailarinos da sua e de outras linguagens.

A ideia é que seja uma grande festa de celebração à dança. Esta é a 13ª vez que a Funesc promove o evento, que vem sendo realizado periodicamente, geralmente no último sábado de cada mês e já se tornou uma opção de lazer e cultura para os admiradores da arte da dança.

Casa de Carii – Conta com coreografia de Gleidson Vigne e direção de Pedro Pires, utiliza como trilha sonora a riqueza e diversidade dos ritmos brasileiros, especialmente o samba, associados à experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade.

Resultantes de pesquisa musical e coreográfica, a obra explora ritmos cariocas, que motivam movimentos vigorosos dos 25 bailarinos em cena. A montagem também conta com um jogo de sombras que revelam as silhuetas da cidade maravilhosa, numa fusão entre sons mecânicos que exploram a tecnologia junto às possibilidades estéticas de dança contemporânea.

De acordo com estudos, há indicação da existência de uma tribo indígena denominada “Carii”, que habitava a região da atual cidade de Niterói. Segundo esta versão, “carioca” poderia significar “Casa de Carii” (carii+oka).

Ao escolher ritmos cariocas como fonte de inspiração para o seu novo trabalho, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói mantém o seu desafio de propor a experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade sem rejeitar sua brasilidade.

No espetáculo, a CBCN vivencia as relações entre o corpo e o ritmo através de formas desconstruídas, desarticuladas, agrupadas, desalinhadas, tradicionais e arrojadas, possibilitando um painel alegre e instigante de movimentos e sons.

DJ Monkey Star – DJ Monkey Star nasceu em João Pessoa e já foi integrante do Coletivo Las Luzineides. Nesse período, tocava no trio Las Coquetes Plutônicas. Tem no repertório músicas com muito suingue. Cinéfila, DJ Monkey Star usa trilhas sonoras de filmes e também mixa do rock ao carimbó.

Serviço:

Bailaço

Data: 20 de agosto

Hora: 20h

Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural (João Pessoa)

Entrada: Gratuita

Realização: Funesc