João Pessoa
Feed de Notícias

Casa da Cidadania faz 180 mil atendimentos em Campina

quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 10:37 - Fotos:  Francisco Morais - Secom/PB

De janeiro até esta terça-feira (28), a Casa da Cidadania em Campina Grande fez cerca de 180 mil atendimentos entre fornecimento de documentos e encaminhamentos de demandas da população para órgãos públicos como Procon, Defensoria Pública, Detran e outros.

A Casa da Cidadania é uma estrutura que reúne representações de órgãos públicos e empresas para prestação de serviços. Entre os órgãos mais procurados está o Instituto de Polícia Científica (IPC), que chega a emitir mais de 500 carteiras de identidade por dia.

“Além da localização central da Casa da Cidadania, aqui é confortável e somos bem atendidos”, comentou Maria José, que procurou os serviços do IPC para tirar o documento de identidade.

Na Casa da Cidadania, o público também pode obter orientações do Procon a respeito de demandas sobre direito do consumidor e também encaminhar demandas relativas à Previdência através de escritório do INSS.

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) também mantém escritório na Casa da Cidadania, atendendo ao consumidor que procura 2ª via de contas ou solução para questões técnicas em nas instalações hidráulicas de suas residências. Outro órgão presente é a Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa). E há também uma agência do Sine, que faz o encaminhamento para empregos ofertados pelo mercado de trabalho.

Mais atividades – Neste primeiro semestre, a Casa promoções ações de cidadania na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande, e nos bairros da Glória e Cruzeiro. Nessas ações móveis, o órgão realizou cerca de 2 mil atendimentos.

“A Casa da Cidadania é um centro de serviços que permite o exercício da cidadania e a inclusão social, porque os usuários são efetivamente atendidos com agilidade e urbanidade. Nela, se obtém carteira de identidade, o primeiro CPF, a carteira de trabalho, o título de eleitor, a renovação da carteira de motorista e a oportunidade do emprego”, explica o gerente operacional Olavo Rodrigues.

A unidade da Casa da Cidadania em Campina também atua no Projeto Cidadão, que é levado aos municípios de Lagoa Seca, Pocinhos e Puxinanã.

Para o segundo semestre deste ano, Olavo prevê a instalação de uma unidade da Junta Militar, uma delegacia de registro de ocorrência da Polícia Civil e o Juizado de Pequenas Causas.

Também serão intensificados serviços nos bairros e cidades polarizadas por Campina Grande. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano, a Casa da Cidadania funciona na Rua Dr. Severino Cruz, 283, às margens do Açude Velho.