João Pessoa
Feed de Notícias

Casa da Cidadania de Manaíra ganha posto do TRE para biometria

terça-feira, 22 de outubro de 2013 - 16:59 - Fotos:  Wênio Pinheiro/Secom-PB

A Casa da Cidadania que funciona no Shopping Manaíra ganhou mais um serviço na manhã desta terça-feira (22), com a implantação de mais de 15 guichês do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para retirar o título de eleitor por meio do sistema de biometria. De acordo com o TRE, agora poderão ser oferecidas cerca de 18 mil vagas para biometria só em João Pessoa. No site do TRE na internet está sendo feito o agendamento para que a população seja atendida, sabendo a hora e local que irá retirar o documento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), disponibilizou para o TRE outros equipamentos para poder atender a um maior número de pessoas. A assessora operacional da Gerência Executiva das Casas da Cidadania, Káthia Portela, ressaltou o comprometimento do Governo do Estado com o processo que está sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Este é o segundo posto do TRE nas Casas da Cidadania para retirar o título de eleitor pelo sistema de biometria. O primeiro foi instalado em Mangabeira. O Governo do Estado está empenhado para abrir mais postos que vão funcionar na Casa da Cidadania de Jaguaribe e outro no Programa Cidadão, que fica no Varadouro”, acrescentou.

Quem estava no local conseguiu fazer o título com rapidez. “Peguei uma ficha e fui logo atendida. Não demora muito para tirar o título, é rápido. Ficou muito bom o TRE atender aqui em Manaíra também, porque estava faltando”, disse a dona de casa Maria das Graças Araújo Oliveira.

Serviços – O gerente operacional da Casa da Cidadania de Manaíra, Ronaldo Albuquerque, falou sobre outros serviços ofertados no local. “Só nas duas primeiras semanas de outubro, o atendimento chegou a 10 mil nos diversos serviços que temos como Sine, Polícia Federal, IPC, DETRAN, Cagepa e outros”, disse.

A Casa da Cidadania é um programa estadual, regulamentado pela lei 8.186/2007, que oferece em um mesmo local serviços de órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, contribuindo assim para a promoção de Cidadania.  

Em toda a Paraíba existem 11 Casas da Cidadania, das quais quatro foram inauguradas nos últimos dois anos. As unidades atenderam juntas até o primeiro semestre deste ano a mais de um 1 milhão de pessoas.