João Pessoa
Feed de Notícias

Casa da Cidadania de Jaguaribe comemora 12 anos de funcionamento

quarta-feira, 13 de março de 2013 - 17:59 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

A Casa da Cidadania de Jaguaribe, a mais antiga implantada no Estado, completou nesta quarta-feira (13), 12 anos de existência. Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), que coordena as oito Casas da Cidadania, realizou uma manhã de ação social. No ano passado foram registrados em todas as unidades mais de 1,8 milhão de atendimentos, dos quais 365.799 aconteceram em Jaguaribe.

No local, existem 15 boxes que atendem a população com  serviços de empresas públicas e privadas como Oi, Superintendência Regional do Trabalho (carteira de trabalho), CPF, Procon Estadual, Cagepa,  IPC, Detran , Delegacia, Receita Estadual, Sine Estadual, Prefeitura, Defensoria Pública e Pague Fácil. Atualmente, a unidade de Jaguaribe tem 110 funcionários que atendem diariamente uma média de 2 mil pessoas.

Ampliação no Estado – A secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses, destacou que é meta do Governo do Estado ampliar o número de Casas da Cidadania na Paraíba. Cada equipamento oferece serviços diferenciados atendendo as necessidades de cada região. A maioria conta IPC (carteira de identidade), CPF, carteira de trabalho, delegacia, Detran, Cagepa e Sine.

“Ano passado inauguramos a Casa de Mangabeira e Sousa, atendendo a solicitação das pessoas daquelas localidades, com um equipamento que disponibiliza em um mesmo local vários serviços, com segurança e qualidade. Da mesma forma faremos em Alhandra, Pombal, Santa Rita e Piancó. Isso é uma parceria do Estado com o município em que o Governo coloca toda infraestrutura de construção das Casas e capacita os servidores municipais para que eles possam ofertar os serviços à população”, disse.

Comemoração – Quem procurou o serviço na manhã desta quarta-feira elogiou o trabalho. “Estava precisando tirar a minha identidade, porque o documento era muito antigo. Fui logo atendida e agora ainda tive a oportunidade de verificar minha pressão. Graças a Deus deu tudo normal”, disse a aposentada Amélia Maria do Nascimento, de 88 anos, que teve atendimento preferencial.

O gerente operacional da Casa da Cidadania de Jaguaribe, Camilo Franco Filho, ressaltou que em breve também será implantado no local o atendimento da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP).

“Hoje, oferecemos uma manhã com ação social à população. A Secretaria de Desenvolvimento Humano, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, disponibilizou uma equipe para verificar pressão arterial, fazer teste de glicemia, enfim, uma forma de prestar mais um serviço às pessoas”, disse.