João Pessoa
Feed de Notícias

Caravana vai percorrer dez regiões do Estado, registrando sugestões de lideranças comunitárias

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 17:21 - Fotos: 

A caravana formada por representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba (CDES-PB) recebeu propostas das lideranças comunitárias e movimentos sociais da região do Sertão, durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (7) em Princesa Isabel. Nesta terça-feira (8), encontro semelhante ocorre na cidade de Pombal. A caravana vai percorrer em duas semanas as dez regiões do Estado da Paraíba, ouvindo e anotando sugestões que serão encaminhadas para os conselheiros e o governador José Maranhão.

O secretário de Ação Governamental e conselheiro, Anselmo Castilho, disse que as reuniões vão proporcionar “um novo olhar sobre a realidade de cada uma dessas regiões, além de encaminhar as solicitações apresentadas por representantes dos movimentos sociais”. Ele entende que “a iniciativa é excelente e cria uma relação dos conselheiros com os movimentos sociais, e ainda acolhe propostas dos representantes da sociedade civil que vivenciam diariamente os problemas de cada uma dessas regiões”.

Nessa primeira reunião, a caravana conseguiu reunir 55 representantes de movimentos sociais sertanejos, além de contar com lideranças políticas como o prefeito de Princesa Isabel, Tiago Pereira. As propostas apresentadas giraram em torno de seis eixos temáticos: Infraestrutura; Direitos básicos (educação, saúde e segurança); Combate à pobreza e às desigualdades sociais (Participação democrática na gestão pública); Desenvolvimento regional; Ciência e tecnologia; Atividades econômicas e projetos estruturantes, entendendo serem esses os temas de maior atenção às necessidades da sociedade.

Programação – As reuniões realizadas pela CDES-PB pretendem mapear junto aos movimentos sociais nas dez regionais do Estado da Paraíba, sugestões de ações, projetos ou programas de desenvolvimento de forma participativa a alcançar as metas definidas nos oito objetivos do milênio. Esses encontros vão acontecer, além de Princesa Isabel, nas cidades de Pombal, João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e Sousa.

A caravana coordenada por Arimatéia França vai identificar ações em desenvolvimento e construir de forma coletiva alternativas para novas atividades, que venham a auxiliar na execução de políticas públicas. “Na concretização do mapeamento justifica-se a realização de encontros regionais que propiciem interação, reflexão, fomento e construções a partir de demandas específicas”, concluiu.

Gledjane Maciel, da Secom-PB