Fale Conosco

6 de maio de 2012

Caravana Contra Trabalho Infantil visita Paraíba a partir desta segunda



A Caravana do Nordeste Contra o Trabalho Infantil chega nesta segunda-feira (7) à Paraíba para desenvolver e fortalecer ações de combate e prevenção ao trabalho infantil. O primeiro dia da mobilização acontece no Clube Cabo Branco, a partir das 8h, com a participação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, que, juntamente a 60 adolescentes, vai elaborar as propostas a serem entregues às autoridades até o próximo dia 11.

O evento tem como responsável o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e Rotary Club de João Pessoa Norte.

Enfrentamento ao trabalho infantil – Jovens e representantes de entidades como os fóruns Estadual e Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil vão buscar o compromisso do Estado no cofinanciamento dos recursos para implementar mais ações de enfrentamento ao trabalho infantil, como também vão solicitar a definição de metas e prazos.

“O fato é que, embora o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) tenha conseguido reduzir o número de crianças trabalhando ao longo dos anos, é uma situação muito complicada, porque as verbas são insuficientes. Fora isso, não adianta só haver o Peti, sem que esses jovens tenham acesso à saúde e à educação integral e de qualidade”, lembrou a coordenadora do Fórum Estadual, Maria Senharinha Ramalho.

Agenda – A Caravana vai ter uma audiência pública na quarta-feira (9), no Fórum Cível de João Pessoa, reunindo os atores do sistema de garantias dos direitos, como conselheiros tutelares, promotores e assistentes sociais, para fortalecer e apoiar as ações de enfrentamento à problemática.

Na quinta-feira (10), a Caravana marcou audiência com o governador Ricardo Coutinho no Palácio da Redenção, a partir das 16h. Já na sexta-feira (11), data de encerramento, aproximadamente 1.500 estudantes da Capital são esperados no auditório do Colégio Marista Pio X, para, através deles, disseminar a importância da causa.

Nove Estados – A Caravana do Nordeste Contra o Trabalho Infantil está percorrendo toda a Região Nordeste desde o último dia 9 de abril, quando desembarcou no Ceará. Porém, até 6 de junho, visitará os nove Estados, onde serão realizadas diversas ações de mobilização, as quais culminarão com audiências públicas envolvendo autoridades locais e estaduais.

Em cada um desses eventos, crianças e adolescentes apresentam suas propostas para a luta contra o trabalho infantil e requerem o compromisso das autoridades presentes, que assinarão Termos de Compromisso. As atividades são organizadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, têm o apoio técnico e financeiro da Fundação Telefônica e estão sendo coordenadas pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.