Fale Conosco

28 de setembro de 2015

Caravana Agevisa reúne profissionais da Vigilância Sanitária no município de Patos



 

A Caravana Agevisa reuniu um total de 50 profissionais da Vigilância Sanitária de municípios localizados na Região da Gerência Técnica Regional III da Agevisa/PB, que tem sede no Município de Patos, no Alto Sertão paraibano. Recepcionados pela gerente técnica Elza Betânia Barbalho, os integrantes da Caravana repassaram conhecimentos aos inspetores e técnicos das Visas Municipais durante todo os dias 22 e 23 de setembro.

Na manhã do dia 22 a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, participou dos trabalhos; ressaltou a importância da integração das três esferas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – nacional (Anvisa), estadual (Agevisa) e municipal (Visas Municipais); falou das ações realizadas pela Agevisa/PB no sentido do fortalecimento da promoção e proteção da saúde dos paraibano, e reforçou o caráter preventivo das ações da vigilância sanitária como instrumento de melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Com a finalidade aperfeiçoar os conhecimentos dos inspetores e técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos municípios de todas as regiões do Estado, a Caravana Agevisa está sendo operacionalizada pela gerente técnica da Agevisa em Guarabira (Regional I), Ana Lúcia Teixeira dos Santos, e pela técnica da Gerência Técnica Regional II (Campina Grande), farmacêutica Maria Salete Naro Guimarães, integrantes do Núcleo da Pactuação criado pela Diretoria Colegiada da Agevisa/PB com o objetivo de ampliar o processo de descentralização da estrutura de Vigilância Sanitária na Paraíba.

Além dos procedimentos comuns ao exercício profissional da Vigilância Sanitária, a Caravana Agevisa está informando também sobre os termos da Resolução nº 49/2013, da Anvisa, que estabelece as normas para a regularização do exercício de atividades desenvolvidas pelos microempreendedores individuais, pelo empreendimento familiar rural e pelo empreendimento econômico solidário, que sejam produtores de bens e prestadores de serviços sujeitos à ação da vigilância sanitária.

O projeto Caravana de Vigilância Sanitária foi iniciado no dia 10 de setembro, em Monteiro (5ª Gerência Regional de Saúde do Estado), onde reuniu inspetores e técnicos em Vigilância Sanitária da região nos dias 10 e 11 de setembro, e tem encerramento previsto para segunda-feira (28), na cidade de Sousa (Gerência Técnica Regional IV da Agevisa/PB).

Nos dias 14 e 15 os trabalhos foram desenvolvidos em Guarabira (2ª GRS do Estado e Gerência Técnica Regional I da Agevisa/PB); nos dias 16 e 17 em João Pessoa (1ª GRS do Estado e sede central da Agevisa/PB) e nestes dias 22 e 23 (terça e quarta-feiras) em Patos. A próxima cidade a receber a Caravana é Campina Grande (3ª GRS do Estado e Gerência Técnica Regional II da Agevisa/PB), nos dias 29 e 30 de setembro. Nos dias 01 e 02 de outubro de 2015 a Caravana estará no município de Cuité (4ª Gerência Regional de Saúde do Estado), na região do Agreste Paraibano, e nos dias 27 e 28 de outubro em Sousa (Gerência Técnica Regional IV da Agevisa/PB).

Além das muitas informações repassadas aos inspetores e técnicos das Vigilância Sanitárias municipais, a Caravana Agevisa realiza Oficinas de Trabalho com foco na execução das atividades inerentes à Vigilância Sanitária, dentre as quais elaboração do Plano de Ação e de Termo de Pactuação, preenchimento dos Termos Legais e abordagem da importância do planejamento das ações sanitárias a serem executadas.