João Pessoa
Feed de Notícias

Capital sedia Fórum de secretários e dirigentes de Cultura do Nordeste

quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 15:09 - Fotos: 
Durante toda a manhã desta quinta-feira (27), João Pessoa sediou o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, em sala de reunião do Hotel Hardmann Flat, localizado na Praia de Manaíra. O subsecretário Estadual e Cultura e integrante do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura, David Fernandes abriu encontro que teve início às 10h.

De acordo com David, o fórum é um rodízio entre os Estados do Nordeste que visa estreitar laços e trabalhar com alguns editais que estão sendo encaminhados pelo Ministério da Cultura, a exemplo dos editais das bandas municipais. “O encontro é um momento da estreitamento e relacionamento entre os Estados para a implantação consolidada de ações do Ministério da Cultura”, disse, informando também que, além disso, existe um projeto de interação dos estados com o Governo Federal para reativar as Bandas de Músicas em todos os municípios brasileiros. “Isso fortalece e difunde o movimento cultural no País”.

Já Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura de Sergipe e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste – que ao abrir a reunião comunicou a todos os presentes que no dia 13 de maio deste ano, em reunião extraordinária realizada Brasília, assumiu a presidência do Fórum Nacional Secretários de Cultura, explicou que o fórum se reúne periodicamente para discutir questões relacionadas à Secretaria de Cultura da região.

“Nesse encontro discutimos o convênio que cria o programa de fortalecimento institucional das Secretarias de Cultura que vai ajudar os estados na criação dos seus sistemas estaduais de cultura. A própria campanha do fórum é de apoio ao marco regulatório da cultura – também uma deliberação que tivemos em Brasília no período da Conferência Nacional de Cultura,” disse.

Na ocasião houve uma explanação da representante da Secretaria de Políticas Culturais, do Ministério da Cultura, Juliana Nolasco, que apresentou, através de gráficos, um modelo de gestão do projeto que cria a rede nacional de gestores em economia criativa.

O encontro encerrou-se no final da manhã, com a explanação da coordenadora do Sistema Nacional de Banda, Rosana Lemos que falou sobre a implantação do sistema que é uma ampliação do Projeto Bandas – criado em 1976 pela Funarte, e que até 2009 fez a distribuição gratuita de instrumentos de sopros e partituras, além de cursos de capacitação para maestros e músicos, realizados em vários estados do País.

 
“Vamos implantar uma política de apoio as bandas de música de todo Brasil. Estamos aqui visando um esforço mais concentrado entre o Governo Federal, estados e municípios, onde faremos um trabalho integrado para fortalecer essas bandas”, e concluiu afirmando que o sistema será implantado em todo Brasil.

Participaram ainda do fórum, representantes de vários estados do Nordeste, além do diretor artístico do Sistema Nacional de Bandas, maestro Marcelo Jardim; coordenador Estadual do Projeto Bandas, Eduardo Nóbrega (PB) e o chefe da Coordenação de Extensão da UFPB, Carlos Anísio, o qual o Projeto Estadual de Bandas está diretamente ligado.

Mônica Nóbrega com fotos de José Lins da Secom