João Pessoa
Feed de Notícias

Capital paraibana sedia etapa dos Jogos Sul-Americanos escolares até quinta-feira

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 17:14 - Fotos: 

Mais de 400 atletas estão em João Pessoa, a partir desta segunda feira (3), participando da modalidade de Atletismo dos Jogos Sul-Americanos Escolares. O evento, que é organizado pela Confederação Sul Americana de Desportos Escolares, conta com o apoio do Ministério do Esporte e dos governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Estão participando da competição atletas de todos os países do continente sul-americano. As competições prosseguem até esta quinta feira (6) na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os Jogos têm como sede principal a cidade de Natal, mas a modalidade de atletismo está sendo toda realizada na capital paraibana. “Como Natal não tem um moderno centro para a prática de atletismo, o Governo do Estado fez uma proposta para trazer as disputas da modalidade para João Pessoa, já que oferece excelentes condições e a pista recentemente foi inaugurada. Com isso, mais de 800 pessoas, envolvendo pais, atletas, dirigentes e técnicos estão aqui na Paraíba, que ganha mais visibilidade com esse evento”, disse o secretário executivo da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Marco.

O secretário titular, Tiberio Limeira, que esteve na abertura do evento, destacou a importância que João Pessoa está tendo no aspecto desportivo e turístico. “Como muitas pessoas estão aqui não só para participarem, mas também para acompanhar os filhos, mostra que a cidade está sendo visitada e vai ganhando no aspecto turístico. O esporte tem essa função também de agregar nações, já que todos os países que estão situados na América do Sul estão participando desses jogos”, frisou.

Olimpíadas escolares – O Colégio Augusto dos Anjos, da cidade de Bayeux, carimbou o passaporte para a na final do futsal feminino das Olimpíadas Escolares Brasileiras categoria 15 a 17 anos, ao vencer nesta segunda feira (3), o representante do Pará. A disputa pela medalha de ouro será nesta terça feira (4) contra o vencedor do confronto entre Santa Catarina e Distrito Federal. A conquista da vaga pela escola paraibana veio nas cobranças de pênaltis depois de um 0 a 0 no tempo normal.

O chefe da delegação da Paraíba, em Cuiabá, professor José Hugo, disse que o resultado foi sofrido, mas positivo. “Depois de um jogo inteiro sem gols foi um momento de muita tensão, na hora da cobrança dos pênaltis. Ainda bem que as meninas paraibanas tiveram mais calma e se superaram e agora vai disputar a medalha de ouro”, disse. José Hugo falou que “a Paraíba já conquistou mais uma medalha, já que a disputa de uma final no mínimo a prata está garantida”.

Para o secretário titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), é momento de muito orgulho, pois uma medalha já havia sido conquistada em uma modalidade individual e agora, outra numa coletiva. “A Paraíba conquistou uma prata no judô com Vitor, do Colégio Interactivo,  no início da competição. Resta agora torcer para que as meninas tragam o ouro no futsal para celebrar esse momento de orgulho onde nossos atletas estão nos proporcionando noutro estado”, concluiu o secretário.

As Olimpíadas Escolares Brasileiras categoria 15 a 17 anos estão sendo realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e acontecerão até o dia 5 de dezembro. A delegação paraibana conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Sejel.