Fale Conosco

2 de janeiro de 2013

Capital amanhece com céu nublado e previsão indica chuvas no Sertão



aesa chuvas foto antonio davidA manhã do primeiro dia útil do ano foi marcada pela presença de nuvens com algumas pancadas de chuva na Capital paraibana. O aumento da nebulosidade não acontece apenas em João Pessoa. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) indica que em boa parte do Estado podem ocorrer chuvas esparsas, inclusive no Sertão paraibano.

O boletim de análise e previsão do tempo da Aesa, divulgado nesta quarta-feira (2), explica as causas do fenômeno meteorológico. “Persiste a atuação de um Vórtice Ciclônico em Ar Superior (VCAS) sobre a região Nordeste do Brasil, cujo centro encontra-se posicionado no setor oeste Estado da Bahia. Tal condição favorece ao aumento da nebulosidade em grande parte do Estado da Paraíba” informa o documento.

Diante desse quadro, a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, não descarta a possibilidade de chuvas isoladas no Sertão paraibano. “No decorrer do dia, a maior concentração de umidade presente no ar combinada ao calor deixa o tempo quente e abafado podendo gerar uma pequena precipitação em várias partes, inclusive no Sertão”, alertou.

Relatório – no mês passado, o Governo do Estado divulgou o prognóstico climático para o Setor Norte da Região Nordeste durante o trimestre janeiro-março de 2013. A tendência é de que ocorram chuvas irregulares com padrões dentro da normalidade. O relatório completo está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Outras informações sobre análise e previsão do tempo estão disponíveis pelo telefone (83) 3310-6367.