Fale Conosco

22 de agosto de 2016

Capelania do Hospital de Trauma realiza treinamento para visitantes



A Capelania do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou no auditório da unidade hospitalar, o IV Treinamento para Visitadores Hospitalares. Entre os objetivos da atividade destaca-se uma formação espiritual, emocional e técnica no trabalho de visitação e atendimento hospitalar a pacientes e seus familiares que enfrentam dificuldades em função da doença.

Na ocasião, os presentes foram orientados pelos profissionais da instituição de saúde sobre os cuidados com a infecção hospitalar, a importância da lavagem das mãos no início e no término de cada atividade, questões de ordem prática e legal da visitação voluntária, fundamentos da visitação, e os cuidados com a segurança pessoal e do paciente, entre outros assuntos.

De acordo com a orientadora do curso, a funcionária Amélia Hallier, as visitas são muito importantes para ajudar no processo de recuperação do paciente. “Já foi comprovado cientificamente que o cultivo da fé e esperança provoca impactos positivos no aumento do sistema imunológico e, consequentemente, no quadro clínico. Palavras de conforto e orações sempre ajudam”, ressaltou.

Para a capelã Maria da Penha, que há um ano realiza o trabalho na instituição de saúde, o trabalho é gratificante. “Sinto-me muito feliz e realizada em poder ajudar pessoas que enfrentam problemas de doença. Através do curso, pude me reciclar e me preparar melhor para cumprir a missão de ajudar aos que sofrem”, frisou.

A capacitação aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto e contou com a presença de mais de 50 pessoas. Durante a realização do evento, ainda foram abordados os princípios a serem observados na visitação como, por exemplo, que o capelão deve ter a consciência de que o propósito do serviço não é a doutrinação e sim a prestação de um trabalho que proporcione alento aos quem sofre.